A Justiça Eleitoral segue sem resposta à pergunta: como impor limites aos abusos na campanha que se aproxima e que incluirão falsos dossiês?

Ex-adversários

Vista inicialmente como mera especulação, prosseguem as conversas para formação da chapa Lula-Alckmin. Fere a lógica do debate político, mas anima os mentores. O ex-governador de São Paulo está deixando o PSDB e avalia o ingresso no PSD ou no PSB.

As primeiras pesquisas apontam Alckmin como preferido na sucessão de João Doria. Mesmo assim, quer arriscar um salto maior, após perder as corridas presidenciais de 2010 e 2018 para Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.

O que pesa

A frase de Paulo Maluf, dita na década de 1990, está cada vez mais viva, quando começam a tratar de alianças: “Para a maioria dos partidos, não existe direita nem esquerda, existem minutos a mais na propaganda eleitoral de rádio e TV.”

No improviso

O MDB lança a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. Representante do Mato Grosso Sul e conhecida no Centro do País, terá de ser apresentada por líderes do partido no resto do País. O MDB poderia começar melhor a corrida ao Palácio do Planalto.

É um carrossel

A Câmara dos Deputados tem um novo assunto em torno do qual discutirá bastante: a redução da idade limite de 75 para 70 anos, obrigando a aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. Pretende revogar a ampliação aprovada em 2015, abrindo espaço para indicação de novos ministros.

Quanto à reforma tributária, preço dos combustíveis e aumento da inflação, nenhum debate.

Temem riscos

A cada turbulência política, provocada de modo leviano, as consequências são evidentes: afugenta empresários, investimentos produtivos, negócios, giro na roda da Economia e empregos formais.

Unanimidade

A líder pecuarista e senadora Kátia Abreu é a candidata mais forte para preencher a vaga aberta no Tribunal de Contas da União. Sua carreira política começou em 1995 no PPB. Depois, foi trocando: PFL, PSD, PMDB, PDT e agora PP. No governo Dilma, ocupou o Ministério da Agricultura. Deixou amigos em cada um deles.

Elevação

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na quarta-feira, o Plano Estratégico de 2022 a 2026. Haverá investimentos de 68 bilhões de dólares, a maior parte em exploração e produção. O valor será 24% superior ao período de 2017-2021.

Existem alternativas

 Economistas independentes lembram que, em alguns países as empresas petrolíferas ficam obrigadas a ter estoques e forçadas a vender as reservas em caso de alta nos preços. Em outros, há um fundo formado com impostos sobre o lucro e os royalties. Esses recursos são usados para compensar as oscilações de preços.

Sob pressão

A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, apresentou alta de 1,17% em novembro. No mês passado, ficou em 1,20% e em novembro de 2020, não passou de 0,81%. O acumulado do ano está em 9,57%.

Contradição

O jogo é monopólio da Caixa Federal, que tem fiscalização rigorosa e credibilidade. Porém, apostas esportivas e outras on-line, fora do controle do governo, estão entre as expressões mais buscadas e utilizadas na Internet.

Reconhecimentos

A Comissão de Educação do Senado  aprovou ontem o projeto de lei 2.151/2019, que declara os compositores Lupicínio Rodrigues (1914-1974) e Pixinguinha (1897-1973) patronos da Música Popular Brasileira. A iniciativa é do senador Lasier Martins.

Nascido em Porto Alegre, Lupicínio é autor de clássicos como Nervos de aço, Nunca e Esses moços, pobres moços.

Há 25 anos

A 26 de novembro de 1996, o poderoso Banco do Estado de São Paulo, que estava sob intervenção desde dezembro de 1994, passou ao controle da União. Fez parte do acordo para renegociar a dívida de R$ 37 bilhões do governo. Foi uma espécie de venda, mas o Estado não recebeu nada. O episódio entrou no almanaque das gestões incompetentes de instituições financeiras. Emprestar aos amigos do poder sem garantias foi a prática que provocou o prejuízo brutal. O Rio Grande do Sul deu um exemplo de responsabilidade por ter fugido à regra que levou os demais bancos estatais ao fundo do poço e a desaparecerem.

Compartilhe essa notícia: