O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi questionado em Moscou pela TV estatal, terça-feira, sobre a perspectiva da Terceira Guerra Mundial. A resposta: “Os riscos agora são consideráveis. O perigo é sério, real. E não devemos subestimá-lo. A OTAN está engajada em uma guerra com a Rússia por meio de um procurador, a Ucrânia, e isso significa guerra.”

Admite a possibilidade de conflito mundial com a mesma naturalidade que usa quando entra num bar e pede dose tripla de vodka sem gelo.

São anormais

A invasão russa na Ucrânia tem mais de dois meses, deixou milhares de mortos e feridos, reduziu vilas e cidades a escombros e forçou mais de 5 milhões de pessoas a fugirem para o exterior. Saíram correndo apenas com mochilas e dificilmente voltarão às casas.

O czar Putin e Lavrov acham pouco. Querem a recomposição da União Soviética ou a destruição mundial. Qual a procuração da dupla insana para provocar o extermínio?

Efeito dominó

Uma das consequências do que ocorre no Leste europeu chega ao nosso bolso. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou ontem: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, atingiu 1,73% este mês. O resultado ficou acima das taxas de março deste ano (0,95%) e de abril de 2021 (0,60%). É a maior para abril desde 1995 (1,95%). Com o resultado, o IPCA-15 acumula taxa de 4,31% no ano. Em 12 meses, a taxa chega a 12,03%.

Colher de chá

Tornar o deputado federal Daniel Silveira inelegível, mesmo com o indulto do presidente Jair Bolsonaro, passa a ser bandeira do ministro Alexandre de Moraes. Se a tese não vingar, Silveira será um dos candidatos mais votados à Câmara em outubro, angariando votos dos eleitores que criticam o Supremo Tribunal Federal. De qualquer forma, deve agradecer a ampla visibilidade que Moraes lhe dá.

Função valiosa

O deputado federal Covatti Filho foi eleito, ontem, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara. Entre outros cargos, Covatti presidiu a Comissão de Finanças e Tributação, de 2017 a 2018, e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. É autor do projeto de lei que moderniza as regras para a concessão de crédito rural, em tramitação na Câmara.

Criada em 2004, a Comissão de Meio Ambiente debate e analisa propostas sobre política ambiental, direito ambiental, recursos naturais renováveis, flora, fauna e solo e desenvolvimento sustentável.

Prejuízo extenso

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que quase sete mil obras públicas estão paradas no País. A maioria se concentra em programas de habitação e educação. É consequência do desconhecimento de prefeitos sobre como proceder. Preço que a população paga por se precipitar na hora de votar.

Não se contém

A História comprova: ministros do Supremo Tribunal Federal jamais insinuam sobre fatos. Ainda mais quando se referem às Forças Armadas. Luís Roberto Barroso é uma exceção. Gosta de acender fósforo ao lado de tonel de gasolina.

Um pouco tarde

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, pede que seja mantida vigilância sobre infecções pelo coronavírus, porque está se espalhando com a queda no número de testes.  Acrescentou que “o mundo está cego para como o vírus que se espalha.” Faz uma espécie de autocrítica para o seu quase silêncio no começo e durante o auge da pandemia.

 Há 95 anos

A 28 de abril de 1927, quatro brasileiros entraram para a História ao atravessarem o Oceano Atlântico no hidrovião monomotor Jahú, construído em madeira. O piloto João Ribeiro de Barros, o co-piloto João Negrão, o mecânico Cinquini e o navegador Newton Braga partiram da Itália e aterrissaram na ilha de Fernando Noronha.

Compartilhe essa notícia: