A volta das coligações nas campanhas eleitorais, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, quarta-feira, demonstra que os grandes partidos querem garantir os nanicos sob suas asas. Foram 339 votos favoráveis e 123 contrários. Para os que chegam ao poder, nada melhor do que contar com apoio dos pequenos nos Legislativos.

 

Deverá desfazer a crise

A boa notícia de ontem: o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou quatro novas medidas para tornar o processo eleitoral mais transparente e confiável em meio à onda de descrédito das urnas eletrônicas. Vai se tornar público o acesso a alguns mecanismos de auditabilidade da urna, como a inserção dos programas, a inspeção do código-fonte, o teste de integridade do dispositivo. Será ainda estimulada a presença de fiscais independentes no Tribunal Superior Eleitoral para atestarem a confiança em cada uma das etapas.

Estende-se

A CPI da Pandemia abriu tanto o leque que seus coordenadores deveriam providenciar a publicação de um resumo a cada final de semana. Um depoimento puxa outro e outro mais. Sabe-se quando começou: 27 de abril. Não se imagina quando terminará.

Dedo na ferida

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, dispara contra a inflação: “Há um aumento excessivo devido à voracidade dos formadores de preços.” Deveria servir de exemplo a autoridades de outros países. A começar pelo Brasil, onde a cesta básica sobe, o valor do botijão de gás explode, as tarifas de energia elétrica ficam mais salgadas e não há sinais de que o litro da gasolina possa baixar dos R$ 6,10.

Reconhecimento

     Os bombeiros militares Deroci de Almeida da Costa e Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foram homenageados postumamente com a Medalha do Mérito Farroupilha em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A cerimônia se iniciou com um minuto de silêncio e se encerrou com salva de palmas aos dois bombeiros mortos no incêndio do edifício-sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado no dia 14 de julho.

Impostos se esvaem na fumaça

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial mostra que 31 por cento dos cigarros consumidos no Estado do Rio de Janeiro, ano passado, eram ilegais e não geraram um centavo de arrecadação aos cofres públicos. Foram R$ 247 milhões de ICMS que deixaram de ser pagos. O mesmo levantamento precisa ser feito em outros Estados para se totalizar o rombo.

 

Vale-tudo

Na categoria de cigarros ilegais estão os made in Paraguai. Usam fumos mofados e com uso de pesticidas acima do permitido. São rejeitados em  outros países porque desencadeiam doenças respiratórias brutais.

Fica evidente

Grande parte da humanidade não se convence: a natureza devolve as agressões que sofre numa medida avassaladora.

Liguem o despertador

       O Instituto Nacional de Controle de Qualidade e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária precisam ser informados que a população vive em meio à tragédia da pandemia. Talvez os empurre a liberar  9 milhões e 500 mil doses de vacinas contra Covid-19 da Coronac e da Pfizer, que estão paradas no Centro de Distribuição Logística, em Guarulhos, São Paulo.

 Febre se espalha

O partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha, que se tornou a terceira principal força política e maior da oposição do país nas eleições federais de 2017, lançou, terça-feira, sua campanha, assumindo a posição de defensor dos céticos com a vacina contra a covid-19.

A eleição ocorrerá a 26 de setembro. Até lá, o Alternativa fará a defesa de quem se nega a receber a vacina.

 

Quer evitar a volta

Em Israel começou esta semana a aplicação da terceira dose contra covid-19 para os que tem mais de 60 anos.

 

Às vezes não é fácil

Hoje é assinalado o Dia Mundial dos Canhotos. A data surgiu no Reino Unido para destacar os desafios das pessoas que escrevem ou utilizam a mão esquerda para a maioria das atividades. Desafios em uma sociedade onde 90 por cento da população utiliza a mão direita. Ser canhoto é fazer um esforço a mais para coisas banais do cotidiano, que não deveriam exigir esforço algum.

Compartilhe essa notícia: