Na mesma tecla

O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, ao falar para o primeiro time de empresários de São Paulo, sempre afirma que a proposta da reforma tributária em discussão no Congresso tem por objetivo não aumentar a carga tributária, sem prejudicar a arrecadação do governo. Falta explicar a fórmula, que não passa de uma conversa repetida há 30 anos.

Fica isento

O juiz federal Frederico de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu ontem absolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados em um processo relacionado à famosa Operação Zelotes. A denúncia era de que Lula teria editado uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. De acordo com o Ministério Público Federal, o valor negociado teria chegado a 6 milhões de reais.

Dados assustadores

A plataforma de segurança Fortinet realizou estudo que apontou: o Brasil sofreu mais de 3 bilhões e 200 milhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2021. O país lidera o ranking da América Latina, que contabilizou o total de 7 bilhões durante o período. México, Peru e Colômbia aparecem empatados em segundo lugar com 1 bilhão cada.

Batidas frontais

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não perde oportunidade para declarar que “Lula é visto como adversário. Quando ele diz que jamais vai tratar os trabalhistas como adversários, usa de esperteza pura”.

Lupi cita um exemplo: “Se você estiver tomando um copo d’água, depois de uma corrida de mil metros, ele pega a tua água, bebe e diz: ‘Viu o bem que eu lhe fiz em não deixar você se afogar?’ Isso é o Lula”.

Ciro Gomes não fica atrás de Lupi. A cada vídeo que grava, acrescenta críticas ao ex-presidente.

Em campanha

O governador João Doria lançou o Vale Gás, programa que vai beneficiar 500 mil pessoas pobres em São Paulo. A iniciativa é inédita e garantirá a compra de botijões de gás de cozinha, alcançando 82 municípios.

Fica insustentável

O que muitos governos ainda não entenderam: a dominação burocrática produz verdadeiro estado de exaustão da sociedade.

Resultado da soma

Informação liberada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral: o Brasil tem 16.003.596 filiados a partidos políticos. Com 2.125.665 pessoas, o MDB reúne o maior número entre as 33 legendas registradas. Na outra ponta, o Partido Pátria Livre é o menor e não passa de 56 membros.

Um por um

Além do MDB, outros seis partidos reúnem mais de 1 milhão de filiados: PT com 1.541.731; PSDB (1.354.924); PP (1.320.616); PDT (1.149.395); PTB (1.077.583) e DEM (1.010.754).

São Paulo é o Estado que tem a maior parte dos filiados brasileiros (2.995.813); seguido por Minas Gerais (1.674.358); e pelo Rio Grande do Sul (1.316.298).

No Supremo

Domingo último, o ministro Gilmar Mendes completou 19 anos no Supremo Tribunal Federal. Ao longo do período, relatou processos de repercussão, convocou audiências públicas, como a do sistema prisional, realizada na semana passada. Sua aposentadoria só ocorrerá em 2030.

Substituição

Em 2002, Mendes assumiu a vaga deixada pelo ministro José Néri da Silveira que, na década de 1960, foi assistente do titular João Leitão de Abreu na cadeira de Introdução à Ciência do Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No biênio 2008-2010, Mendes ocupou a Presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça.

Melhor caminho

O recente e improdutivo encontro entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin, em Genebra, faz lembrar uma frase de Benjamin Franklin: “Não há nenhuma guerra boa nem paz que seja ruim. Esperemos pela paz.”

Há 25 anos

A 22 de junho de 1996, Paulo César Farias, tesoureiro da campanha de Fernando Collor à Presidência da República, foi assassinado em sua casa na praia de Guaxuma, Maceió. Seguranças encontraram PC ao lado da namorada Suzana Marcolino, também morta com um tiro no coração.

Compartilhe essa notícia: