O PSDB aguarda, neste final de semana, o resultado de pesquisa que encomendou sobre a candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado.

Encalhou

A torrefação e a moagem de João Doria  servirão como tema para trabalhos de conclusão em cursos de Ciência Política. Os autores poderão comprovar como o comportamento almofadinha encaixa só em São Paulo. Nos demais estados, não agrada o marketing do cabelo rigorosamente repartido, das camisas e gravatas estrangeiras e do estilo um tanto quanto empolado.

À espera de resposta

A grande pergunta do momento: até quando se sustentará a tese de que nada se pode fazer em relação à política dos preços exagerados da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha?

Fogo de palha

Em ano eleitoral, há pressa. É uma tentativa para escapar do carimbo de omisso. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, determinou a instalação de comissão especial na próxima terça-feira para iniciar a análise da Proposta de Emenda Constitucional 7/20, que altera todo o sistema tributário brasileiro.

Com os parlamentares em campanha para buscar a reeleição, pode-se garantir que não irá longe.

Voto na balança

Com a aproximação das campanhas, mais do que nunca os eleitores precisam lembrar do ditado: gestão pública não é para amadores.

Os erros têm preço alto e sabemos quem paga a conta.

Perigo está rondando

Foram mais de dois meses sem emissão de alertas no sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul. Esta semana, porém, as 21 regiões voltaram a receber avisos em consequência do aumento acelerado de casos confirmados de Covid-19.  Entre 7 e 17 de maio, a incidência passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2. Especialistas acreditam que dispensar o uso da máscara foi uma decisão inoportuna.

Resumo: todo o cuidado é pouco.

A um passo do abismo

Novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas foi divulgado esta semana. O documento mostra que as emissões nocivas de carbono entre 2010 e 2019 foram as mais altas na história da humanidade. Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, esta é a prova de que “o mundo está em um caminho rápido para o desastre”.

Filme de terror

“A menos que uma ação seja tomada em breve, algumas grandes cidades ficarão submersas”, afirmou Guterres em uma mensagem de vídeo. Previu também “ondas de calor sem precedentes, tempestades aterrorizantes, escassez generalizada de água e a extinção de um milhão de espécies de plantas e animais”.

Pauta urgente

As mudanças climáticas não têm fronteiras. A emissão de fumaça nas chaminés dos países que integram o time das grandes potências afeta todo o mundo. Fica claro o motivo que provocou a passagem do pequeno ciclone pelo Rio Grande do Sul, que os meteorologistas nunca tinham registrado. O silêncio dos que podem frear o processo de poluição violenta tem nome: crime contra a humanidade.

Efeitos danosos

O Dia Mundial Sem Tabaco será assinalado a 31 de maio. Levantamento da Organização Mundial da Saúde concluiu: o tabagismo e a exposição passiva ao cigarro são responsáveis por 428 mortes a cada 24 horas no Brasil.

Reconhecimento

A Ordem Nacional da Legião de Honra completou 220 anos. A condecoração francesa foi criada a 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte para recompensar os méritos de militares e civis. Alguns brasileiros receberam a distinção. Entre eles, Dom Pedro II, o Conde D’Eu, o marechal Cândido Rondon e os presidentes da República Epitácio Pessoa, Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

Compartilhe essa notícia: