Os preços dos remédios no Brasil estão entre os mais altos do mundo. Em uma comparação com nove nações feita pela Agência de Vigilância Sanitária, o país ficou atrás somente dos Estados Unidos, onde quase 70 por cento de todos os medicamentos com patente são mais caros do que no restante do planeta. A situação só não está pior por aqui graças à existência dos genéricos no mercado. Não fossem esses produtos, os valores seriam semelhantes aos pagos pelos norte-americanos.

       O que poucos percebem

       O professor Sacha Calmon, especialista em Direito Tributário, chama a atenção: “O contribuinte de direito são as concessionárias de energia e telecomunicações, obrigadas por lei a pagar o PIS/Cofins à União e o ICMS aos estados, ficando como contribuintes de fato os consumidores, pessoas físicas e jurídicas, que utilizam esses serviços. Em outras palavras, as concessionárias pagam, mas nos repassam o peso da tributação.”

       Vai dobrar

       O anúncio do presidente Jair Bolsonaro, feito ontem, tonteou a oposição: o novo programa social do governo poderá pagar quase R$ 400,00 por mês. O valor atual do Bolsa Família é de R$192,00 em média.

        Memória

       Elogiável a iniciativa do governador Eduardo Leite que, no último final de semana, visitou o Museu de Comunicação Social Hipólito José Da Costa, localizado na Rua dos Andradas esquina Caldas Júnior, Centro Histórico de Porto Alegre. Pertencente ao Estado, preserva 100 toneladas de jornais e revistas, mais acervos de fotografias, discos, filmes e fotografias. Tem sido fonte permanente de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

        Guinada 

A 4 de agosto de 2018, o Partido Progressista viveu, no auditório da Assembleia Legislativa, a convenção mais tensa de sua história. A desistência de Ana Amélia Lemos de concorrer à reeleição ao Senado e sua decisão de integrar a chapa de Geraldo Alckmin ainda não tinha sido absorvida por todo o partido. Reuniões da executiva progressista, em Porto Alegre, sucederam-se da manhã à noite do dia anterior.

       A mudança de rumos implicava em retirar a candidatura do deputado federal Luis Carlos Heinze ao governo do Estado, fazendo com que ocupasse a vaga aberta por Ana Amélia.  Heinze deu declarações que oscilaram entre a aceitação da nova condição e a desistência em concorrer.

       Rota de colisão

       Desde o começo de 2018 ficou flagrante o desentendimento. Ana Amélia preferia apoiar a candidatura de Eduardo Leite ao Palácio Piratini.  Heinze não abria mão de concorrer ao governo. Agravou-se quando Heinze anunciou que faria campanha em favor de Jair Bolsonaro. Ana Amélia não concordou com o  apoio.

       Acordam cedo

       Nos bastidores, os partidos começam a pesquisar para concluir, no final do ano, sobre os marqueteiros que vão contratar para as campanhas eleitorais de 2022. As definições dependem ainda do valor a ser fixado para o Fundo Eleitoral.

       Fora do ar

Alguns não se conformam quando a corruptomania, conhecida como loteria dos bilhões, suspende as extrações.

       Texto atual

O irlandês Jonathan Swift viveu de 1667 a 1745. Além de autor de As Viagens de Guliver, foi panfletário político e comentou sobre a sociedade de sua época:

“A fraude é considerada como crime maior do que o roubo; esta a razão porque é sempre punida com a morte. Existe o princípio de que o cuidado e a vigilância podem garantir os bens de um indivíduo contra as tentativas de ladrões. Mas a probidade não tem defesa contra a astúcia e a má fé.”

       Setor sem medalhas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico divulgou, em sua última pesquisa, um ranking mundial sobre a qualidade do ensino. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição.

 

        Mudança dos ventos

O jornal espanhol El Pais destaca:

“Juventude cubana toma a palavra: ‘Nossos pais nos ensinaram a falar baixinho, mas isso agora acabou.’ A nova geração exige ser ouvida e participar das mudanças para a saída da crise que o país atravessa. A participação de jovens foi fundamental para a maior amplitude dos recentes protestos contra o governo.”

Compartilhe essa notícia: