O litro da gasolina acima de R$ 7,00 no Acre pode até ser justificado pela dificuldade da distância. Porém, no Rio Grande do Sul, que tem uma refinaria… Não dá para aceitar.

Competência reconhecida

O governador Eduardo Leite empossou, ontem, Odacir Klein na presidência do Badesul – Agência de Fomento. Klein começou a carreira política como prefeito de Getúlio Vargas. Foi deputado federal, secretário estadual da Agricultura, ministro dos Transportes, presidente do Banco do Brasil e do BRDE.

Sem enfeitar

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou ontem de audiência pública na Câmara dos Deputados, falando de modo direto: “O governo não tem condições para  sair da situação atual com recursos públicos. Então precisa gerar credibilidade para fazer com recursos privados. Credibilidade é uma coisa que demora muito para ganhar e se perde muito rápido.”

Se mais agentes tivessem a mesma clareza e objetividade, o País estaria bem melhor.

 

Mensagem é atual

Durante a abertura da Exposição Nacional de Animais, a 2 de setembro de 1956,  o governador do Estado, Ildo Meneghetti, discursou, pedindo: “Coloquemo-nos acima de ocasionais diferenças que tanto têm dividido e enfraquecido a Nação. Não queremos todas as opiniões à mesma bitola. Mas temos o dever sagrado de sermos um só pensamento, de mantermos uma só atitude e de termos um só gesto diante dos imperativos mais caros da Pátria”.

Ficará na intenção

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou, ontem, projeto que pune quem jogar lixo plástico no mar, rios ou lagos. Pode chegar a cinco salários mínimos e o comandante da embarcação ainda estará sujeito a suspensão por 60 dias. Não será com lei que o crime se reduzirá. Vai muito além e a fiscalização se tornará quase impossível, sobretudo no mar. É o comportamento que precisa mudar.

Tempo difícil

De proporção nacional, a crise de energia de 2001 afetou o fornecimento e a distribuição entre 1º de julho de 2001 e 19 de fevereiro de 2002. Com a falta das chuvas, o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas baixou, obrigando toda a população ao racionamento de 20% do consumo de energia, para evitar que a matriz energética brasileira entrasse em colapso.

Zona do perigo

Economistas acreditam que a queda de 0,1% do Produto Interno Bruto, durante o segundo trimestre, vai mexer pouco nas projeções de 2021. Porém, lançam alerta sobre o crescimento da inflação.

Outros tempos

A 2 de setembro de 1976, o ministro do Planejamento, Reis Velloso, disse que “se a economia brasileira continuar crescendo à taxa de 10% ao ano, o País pagará preço muito caro por isso”. Acrescentou: “O crescimento é sempre bom, mas desde que seja sustentável. Não adianta crescer durante dois meses. Em seguida, vêm as limitações resultantes da inflação com preços por atacado subindo mais de 4% ao mês.”

 

Ônus do pré-julgamento

Durante a campanha eleitoral, em 2014, a notícia frequentou as manchetes: o candidato Aécio Neves cometeu o crime de caixa 2 ao concorrer à Presidência da República. Ontem, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento do Inquérito. Não foram encontradas provas.

 

Transitando

Em 1992, o motorista Eriberto França tornou-se pivô de uma crise política. Agora é a vez do motoboy Ivanildo Gonçalves que entra na CPI como personagem do leva e traz.

Situação embaraçosa

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, enfrenta situação difícil a menos de duas semanas das eleições primárias. Ele violou o próprio decreto que proibia reuniões sociais. Com familiares e amigos, durante a pandemia, promoveu uma festa para comemorar o aniversário da esposa Fabíola, a 14 de julho de 2020, na residência presidencial de Olivos. Desde então, a Justiça não aceita acordos e tenta condená-lo.

Voando baixo             

Agosto terminou mal para o presidente Joe Biden: inflação, insegurança interna,  Afeganistão e desaprovação. Já têm eleitores sentindo saudades de Donald Trump.

Compartilhe essa notícia: