Levantamento de ambientalistas, publicado pelo National Geographic, mostra: todo mês, 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas plásticas são descartadas no mundo. O destino do material não tem avaliação precisa na maioria dos países. O correto é guardar após o uso em um saco plástico que possa acumular alguma quantidade e depois entregar a um posto ou estabelecimento de saúde para o encaminhamento correto.

Quase rotina

As promessas de campanhas eleitorais vivem, têm dias de glória, instantes de sombra e morrem.

Não se assusta

“O que não tem saída é buraco de tatu.” Frase de um bolsonarista ao final de uma conversa que reuniu, ontem, interessados de várias tendências  em debater sobre o panorama político.

Índice alto

Metade dos municípios no País está com ocupação acima de 90% dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. É o resultado da 14ª pesquisa realizada semanalmente pela Confederação Nacional de Municípios. O levantamento ocorreu entre os dias 21 e 24 deste mês e ouviu 2.747 prefeitos, 49% do total de 5.568.

Inimaginável

O desabamento de um edifício de 12 andares em Miami, quinta-feira, traz à memória o que ocorreu em fevereiro de 1998 no Palace II, com 22 andares, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Morreram oito moradores. As 150 famílias que ficaram desabrigadas não tiveram seus casos solucionados.

Prática conhecida

Ataques de presidentes da República à Imprensa são mais antigos do que a invenção da roda. Muda o formato, mas a intenção segue a mesma: intimidar. Nos regimes democráticos, Suas Excelências acabam se dando mal.

Fogem do dever

Em Brasília, a Câmara segue votando às pressas projetos de interesse restrito de alguns parlamentares e lobbies do atraso. O grupo de deputados federais que insiste em debater as reformas tributária e administrativa com profundidade enfrenta muro intransponível.

Sabe o que diz

O deputado estadual Guilherme da Cunha, integrante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, põe o dedo na ferida: “As leis no Brasil são complexas e cheias de brechas. É pelas brechas que normalmente surgem a impunidade e os privilégios, que depois se revestem de ‘direito adquirido’. É comum essas brechas serem criadas em projetos que também são, por si só, extensos e complexos.”

Alinhado

Um alfaiate de Brasília contou a amigos que o advogado-geral da União, André Mendonça, encomendou o terno para posse no Supremo Tribunal Federal. Tem a certeza de que ocupará a vaga a ser deixada em julho pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Ajuda externa

A iluminação pública no país, por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas, consolida-se. Já tem assinados para os próximos anos investimentos de 18 bilhões de reais em 51 municípios, sendo nove capitais. Existem mais 400 projetos em andamento.

Mera formalidade

O Senado tem uma Comissão de Fiscalização e Controle sobre a política da Petrobras para formação de preço dos combustíveis. Hoje, a partir das 14h30min,  realiza novo debate. Nunca se viu ou ouviu que tenha chegado a algum resultado em defesa dos consumidores.

Conjuntura internacional

O professor Cezar Roedel, em sua análise sobre desafios globais, refere-se ao último relatório divulgado pelo Pentágono sobre o Exército de Libertação Popular (ELP), como se denomina o conjunto das forças militares. Aponta que “a China já possui a maior marinha do mundo, bem como tem expandido significativamente o seu arsenal de mísseis. A modernização do ELP vem ocorrendo nas últimas duas décadas, em terra, mar e espaço”. Acrescenta Roedel: “O Presidente americano, Joe Biden, todavia, vem adotando algumas respostas necessárias ao avanço de Beijing, como o aumento da presença da Sétima Frota nas imediações chinesas, bem como exercícios militares com aliados na região, no sentido de uma contenção militar de Beijing.”

Compartilhe essa notícia: