Tudo indica que Juliana Brizola será a nova presidente do diretório estadual do PDT. Enfrentará a missão desafiadora de fazer com que a legenda retome o porte que já teve.

       Filme conhecido

       Na manchete, ontem, a Gazeta do Povo preocupou-se com o preço da eleição: “País pode ter explosão de gastos para bancar promessas de candidatos.” Nem tanto. Caso se mantenha a tradição, muitos recorrerão à famosa frase: não sabia que a situação financeira estava tão difícil.

       Sem intromissões

       Não debater os orçamentos segue sendo falha imperdoável dos candidatos. Favorece tecnocratas que, sai governo, entra governo, comandam as ações. Têm a chave do cofre e decidem sobre a gestão do dinheiro público como se fosse propriedade privada.

       Subindo

O placar eletrônico jurometro.com.br atinge hoje R$ 300 bilhões. Valor pago pelo governo federal, a partir de 1º de janeiro, na rolagem de sua dívida. Com a taxa de juros permanecendo alta e a rotina de mais empréstimos públicos, a bola de neve não para de crescer.

Reconhecimento

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Marcos Rovinski, participou ontem como convidado de sessão plenária no Congresso Nacional. Os parlamentares  homenagearam o Dia do Médico. Rovinski aproveitou para apresentar o projeto de lei que possibilita aos médicos, que atuam na forma de Pessoas Jurídicas, maior segurança nos contratos de prestação de serviços. Acompanhado do diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, entregou propostas que defendem as condições de trabalho e valorização dos profissionais, além de reivindicações que preveem compromissos de gestores e legisladores com a saúde. Para Rovinski, “a melhor homenagem que podemos oferecer aos médicos é trabalhar por eles.”

Viu longe

No final de 2017, durante jantar com empresários em São Paulo, Fernando Henrique Cardoso falou como sociólogo: 1º) a polarização entre PSDB e PT, desde 1994, cansou a população; 2ª) previu o surgimento de uma nova liderança nacional, que ainda não estava definida, e incluiu o deputado federal Jair Bolsonaro na lista.

O PSDB nacional se esfacelou, o PT resistiu a tempestades e um parlamentar que nunca tinha concorrido ao Executivo venceu.

       Futurologia

Um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, que estuda alterações no sistema de governo, aprovou ontem relatório, recomendando a adoção do semipresidencialismo a partir das eleições de 2030. Contribuiriam mais para o País se estivessem analisando o orçamento do próximo ano, que terão de votar até dezembro. Muito provavelmente nem olharam ainda. Negligenciam sobre a necessidade da simplificação do sistema tributário para travar a sonegação, além da reforma administrativa.

Precisa mudar

Muitos partidos políticos se tornaram máquinas de arrecadação de fundos. O dinheiro que sai do bolso de cada brasileiro na forma de impostos depois é transferido para as contas dos diretórios nacionais. Usam em proveito próprio, sem a devida prestação de contas.

De assustar

            A dupla populista Fernández-Kirchner perdeu o controle. Nos últimos 12 meses, a inflação argentina atingiu 83%. É a maior em 30 anos, informou o Instituto Nacional de Estatística e Censo. Os preços no setor do vestuário dispararam, chegando a 118%; restaurantes e hotelaria (99%), alimentação e refrigerantes (86,6%) e serviços diversos (81,2%).

Outras condições

As exportações de automóveis da China subiram 55,5% nos primeiros nove meses deste ano, comparados a 2021. No total, foram 2 milhões e 110 mil de unidades, informou o governo. Pagando salários e tributos baixos, as fábricas aceleram.

Compartilhe essa notícia: