Para início de conversa é preciso reconhecer que no nosso país ainda persiste um modelo de gestão de pessoas que ainda está cravado no século XX, com muito de comando e controle, mas acredito e trabalho diariamente para este modelo de liderança estar com seus dias contados, seja porque o perfil dos profissionais que estão agora ingressando no mercado de trabalho não vão mais tolerar a liderança pelo medo, seja porque a pandemia nos trouxe uma aceleração do futuro tão forte que se faz imperioso um novo jeito de pensar e agir, caso contrário nenhuma empresa conseguirá resultados duradouros.

Ao contrário do que muita gente acredita, empresa não é só lucro, assim como futebol não é só bola na rede. Há muitas nuances que permeiam o nosso jeito de liderar pessoas.

A empresa e sua cultura organizacional não é feita só de nomes, de estruturas, de mentalidades, de comportamentos de valores ou de gestão. É tudo isso junto, um grande combo que precisa ser alimentado, nutrido e redimensionado de forma contínua porque o mundo está evoluindo independente da nossa empresa estar aberta e receptiva às novas ideias ou estar de costas para os sinais do mercado.

O que me chama atenção é que todas as habilidades de liderança do Futuro são habilidades femininas, habilidades que por muitos anos foram consideradas como o estilo feminino de liderar. Listo aqui algumas delas:

  • Ter uma visão mais humanizada. Para mim, trata-se de uma característica que fortalece o respeito, a autoestima e a dignidade humana, pois todos nós independente do cargo somos relevantes e influenciamos no resultado final da nossa empresa. A singularidade de cada profissional traz consigo um potencial que merece e precisa ser desenvolvido diariamente por aqueles e aquelas que o lideram. Me refiro a isso porque entendo que cada ser humano é uma potência com infinitas possibilidades.

 

  • Exercitar a empatia. Aqui eu faço uma ressalva porque considero que nos tempos atuais e no futuro, precisaremos mais do que empatia, precisamos exercitar a compaixão. Uma característica decisiva para quem quer liderar em alta performance, pois entendo que a compaixão nos compromete com o desenvolvimento contínuo da nossa equipe e para mim, todo diamante um dia já foi carvão, ou seja, cada talento que integra a nossa equipe precisa perceber o nosso comprometimento, o nosso interesse genuíno em fazer o melhor por eles e por nós.

 

  • Incentivar a colaboração em equipe e em toda a empresa, ação que fortalece em muito o vínculo entre as pessoas, potencializa o senso de pertencimento e a visão sistêmica. Colaborar e cooperar são características determinantes para a melhor liderança no agora e no futuro.

 

  • Trazer as pessoas para perto de quem lidera. A proximidade é importantíssima na liderança porque ela fortalece nosso vínculo emocional, nos aproxima e sempre falo nos meus cursos e palestras, a gente faz mais e melhor por aqueles e aquelas que admiramos e respeitamos. Lembrando que afeto nunca é demais.

 

Para finalizar esse texto, usarei uma expressão que ouvi numa conversa que tive com a Ana Fontes, uma das minhas musas inspiradoras, a mulher que criou a RME a Rede Mulher Empreendedora e que sabe muito sobre liderança e é uma líder internacionalmente reconhecida. Ela me disse o seguinte:

“Nós mulheres não precisamos mudar o mundo. Nós precisamos melhorar o mundo. ”

Vamos combinar que esta frase diz muito sobre a essência da liderança.

Bora melhorar o nosso amado mundo!

Conte sempre comigo!

 

*Por Jo Lima
Publicado em 01 de agosto de 2021

…………………………………………………………………………………………

Faça parte do meu grupo: Ninjas da Jo Lima
Você receberá conteúdo e informações para seu aperfeiçoamento

—– Mande seu e-mail e ou whatsApp para o meu e-mail: jolima@jolima.com.br ou pelo whats (51) 99963.0900

…………………………………………………………………………………………

 *Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
@jolimaeducacaocorporativa

Compartilhe essa notícia: