Abrem-se as cortinas

É pouco provável que a CPI da Pandemia vai trabalhar com isenção para alcançar somente a verdade dos fatos. Em determinadas circunstâncias, os senadores viram atores e muitos deles canastrões. Buscam atuar no palco de grandes efeitos especiais e, muitas vezes, com reduzido conhecimento do enredo.

Numeradas

1)  Renan Calheiros como relator da CPI demonstra como o Brasil é otimista e perdoa depressa.

2)  CPI para valer deveria ter um Círculo de Controle de Qualidade formado por representantes da sociedade. Apresentaria sugestões para tornar o processo mais eficiente e cobraria a cada dia.

3)  Para estabelecer um parâmetro, senadores deveriam listar as CPIs que deram resultados nos últimos 30 anos.

Mais uma bomba

A variante indiana do coronavírus, que pode estar por trás do grande boom da pandemia no Sul da Ásia, mostra em estudos laboratoriais sinais de ser mais contagiosa e resistente a algumas vacinas e tratamentos. Avaliação da Organização Mundial de Saúde.

Interesse contrariado

No final de abril de 1996, a delegação brasileira do Tribunal de Contas da União, durante encontro de órgãos similares em Quito, apresentou proposta de criação de um organismo não-governamental, em cada país, para ajudar no combate à corrupção. Como representava intromissão em uma área de domínio exclusivo de tecnocratas, caiu uma nuvem de silêncio. Nunca mais falaram do assunto.

Lados opostos

San Thiago Dantas, que viveu de 1911 a 1964, foi jornalista, professor, deputado federal, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda. Costumava dizer: “No Brasil, o povo enquanto povo é melhor que as elites. O povo cumpre seu papel, as elites, não.”

Adapta-se aos desmandos que congressistas costumam praticar.

Não percebem?

A inflação fabrica pobres, tomando rapidamente um terço de seus salários.

Zona de risco

A Democracia tem um sério problema de legitimidade quando os eleitores não dão muita importância à política e ao voto.

Prática comprova

Os governos se tornaram grandes demais para os pequenos problemas e pequenos demais para os grandes problemas.

Tendência para o consumo

A Confederação Nacional do Comércio mede a temperatura do país a partir da locomotiva. As vendas para o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o varejo, deverá atingir 4 bilhões e 460 milhões  de reais no Estado de São Paulo, o maior valor desde 2014. Se confirmada a previsão, o faturamento do comércio paulista com a data ficará 56,5 por cento acima do que o de 2020, e 8,8 por cento maior do que o de 2019.

Bons ventos

 Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que, aproximadamente, 122 milhões e 900 mil brasileiros vão presentear no Dia das Mães. Significará movimento próximo de 24 bilhões e 300 milhões de reais nos segmentos do comércio e de serviços.

Onde afunila

Relatório do Conselho Nacional de Justiça destacou que as execuções fiscais são as principais responsáveis pela alta taxa de congestionamento de todo o Poder Judiciário. Esses processos representaram 39 por cento do total de casos pendentes e 70 por cento das execuções. Mais uma prova de que a reforma tributária é necessária, porque simplificará o sistema, hoje um dos mais complicados do mundo.

Conquista

O número de advogadas (610 mil e 369) pela primeira vez supera o de advogados (610 mil e 207) no país. Os dados constam no quadro mantido pelo Conselho Federal da OAB.

Precursora

Myrthes Gomes de Campos, nascida em 1875 no município de Macaé, formou-se em 1898 e foi a primeira mulher a exercer a advocacia no país. Ficou conhecida pela defesa do voto feminino. Outras mulheres já haviam se formado na Faculdade de Direito do Recife, mas nenhuma chegou a exercer a profissão de advogada.

Deu no site

“O Supremo Tribunal Federal manda governo realizar Censo 2021, cancelado por falta de verba.”

A primeira pergunta do questionário deve ser: você sabe para onde vai o dinheiro público?

Compartilhe essa notícia: