Aproximação

A cada semana, amplia-se a base de apoio ao presidente. Vários senadores e deputados federais do MDB, do DEM, do PP e do PSDB já são chamados de neobolsonaristas.

Lamentável

A palavra estagflação estava arquivada e se esperava que não mais seria usada. Porém, reaparece cada vez mais nas análises da conjuntura nacional. A mistura de economia quase paralisada e alta descontrolada dos preços alimentícios é explosiva e extremamente danosa para os assalariados.

Debate do momento

Na atual composição, o Supremo Tribunal Federal tem ministros que seguem a razoabilidade, sujeitando-se às demandas da opinião pública. Outros observam estritamente a lei. Foi a linha de Marco Aurélio Mello que mandou soltar André do Rap, preso desde setembro 2019. Baseou-se no artigo 316 do Código de Processo Penal, revisado de forma equivocada no ano passado pelo Congresso Nacional, durante votação do pacote anticrime.

Falou claramente

O ministro Celso de Mello, que se aposentou na terça-feira desta semana, apontou durante entrevista a 15 de outubro de 1997, que o excesso de processos em pouco tempo tornaria o Supremo Tribunal Federal inviável. Criticou a obrigação de as instituições públicas ingressarem com recursos, mesmo em casos nos quais já existia jurisprudência. Conclusão: o sistema brasileiro gosta de dar voltas em si mesmo.

Coisas nossas, muito nossas

Terminam hoje os testes exigidos pela Justiça Eleitoral para que 52 candidatos à Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, provem que são alfabetizados.

Só falta a vacina

Número apontado por institutos norte-americanos de monitoramento: durante a pandemia foram publicados 24 mil artigos relacionados à Covid-19.

Sai de cima do muro

Em seu facebook, terça-feira, Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, não usou meias palavras: “Nosso partido está em um novo momento de sua história. O combate à esquerda é nossa tarefa mais emergente. Una-se a nós nessa luta.”

Jefferson se escalou para a linha de frente em defesa do presidente  Bolsonaro.

Efeito chegará ao bolso

O anúncio feito por meteorologistas, de que o País enfrentará período longo sem chuvas nos próximos meses, preocupa o governo federal. Com menos água nos reservatórios, terá de enfrentar o encarecimento dos custos da energia, inevitável com a entrada em operação das usinas térmicas.

Não embarcam mais

Nem os parlamentares de primeira viagem se arriscam a propor a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito. O instrumento de investigação começou a perder credibilidade com a CPI para investigar crimes cometidos por Carlinhos Cachoeira. Terminou em 2013 sem qualquer indiciamento.

Por baixo do pano

Carlinhos Cachoeira ganhou notoriedade nacional em 2004, após a divulgação de vídeo gravado por ele, em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu que recolhesse propinas que sustentariam campanhas eleitorais do PT e do PSB no Rio de Janeiro.

Em troca, Diniz prometia ajudá-lo numa concorrência pública.

Peso pesado

Durante a CPI, foi descoberto envolvimento de governadores, ministros, construtoras e agentes do serviço público. Na época, foi classificada como uma organização criminosa das mais fortes de toda a história do País. Pressões fizeram os parlamentares recuar.

O pior ainda estava por vir…

Compartilhe essa notícia: