Atenção, cientistas!

No programa Cruzando as Conversas, da RDC TV, ontem à noite, o apresentador Guilherme Macalossi usou de fina ironia e convidou a todos os cientistas do mundo:

“Venham para ver um fato inédito: pouco antes do Dia dos Pais, as lojas podem abrir porque nesse período a Covid não infecta em Porto Alegre. Porém, cuidado: quem estaciona na área azul é contaminado. São fatos raros e estranhos, que devem chamar a atenção da Organização Mundial da Saúde.”

Fizeram a reserva

O aniversário do prefeito Nelson Marchezan Júnior será assinalado a 30 de novembro, mas os vereadores de Porto Alegre já sabem como presenteá-lo: uma edição de luxo do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, escrito pelo norte-americano Dale Carnegie em 1936.

Ímpeto represado

As ruas do centro de Belo Horizonte estavam apinhadas na manhã de ontem, primeiro dia de reabertura do comércio. Filas dobravam quarteirões em várias ruas, antes do horário determinado pela prefeitura para o início das atividades.

Fôlego esgotado

Grande parte dos empresários reclama: os bancos retêm os recursos disponibilizados pelo governo federal, criando inúmeras dificuldades como excesso de exigências e garantias, para que tenham acesso às linhas de crédito.

Máquina parou

Especialistas do setor calculam que o segmento turístico movimenta em todo o mundo 8,9 trilhões de dólares por ano e gera 330 milhões de empregos. Hoje, são 3 milhões de pessoas a menos que se deslocam  diariamente para o pretendido lazer.

Está muito claro

Uma das críticas ao novo CPMF é a cobrança sobre transações já tributadas e o pagamento de impostos por mais de uma vez. É o caso de adquirir um produto pela Internet, que já carrega o ICMS.

Asfixia

Pergunta aos que administram o dinheiro público: será possível manter um Estado caro e com tantos benefícios fiscais e isenções?

Querem soltar o freio

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Mata, tem razão ao afirmar que não há espaço para o aumento de despesas permanentes do governo. Criticou ainda pressões para furar o teto de gastos, criado em 2016 por meio de emenda à Constituição. Estabeleceu que, por 20 anos, as despesas da União só podem crescer o equivalente ao gasto do ano anterior, corrigido pela inflação.

Tarefa difícil

O Senado vai analisar projeto, aprovado quarta-feira pela Câmara dos Deputados, que aumenta em um terço a pena de prisão para quem cometer estelionato, utilizando meio eletrônico. Ótima iniciativa. Antes, terá de promover um simpósio de mágicos para descobrir a fórmula de localização dos criminosos.

Causa e efeito

Para atrair empresas de call centers, em setembro de 2010 a Prefeitura de Santos reduziu a alíquota do Imposto sobre Serviços. Resultado: a criação de 11 mil empregos no período. Metade foi ocupada por jovens que tiveram a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Grau insuficiente

Pais de alunos dos níveis fundamental e médio, consultados por este colunista, concluíram: frequentar aulas virtuais não é sinônimo de aprendizagem. A aderência ao conteúdo torna-se insuficiente por falta da presença próxima do professor. A maioria considera o ano perdido.

Não passa da constatação

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou, quinta-feira, o relatório final da Subcomissão, criada para tratar da estiagem no Rio Grande do Sul, e tentar viabilizar um programa de irrigação estadual. É uma prática que se repete a cada cinco anos, quando ocorre o problema. As propostas, porém, não têm andamento.

Compartilhe essa notícia: