Crime contra a vida

Em maio, o governo federal pagou 41 bilhões de reais como benefício aos que perderam renda com a pandemia. Quase 6 bilhões de reais a mais do que o repasse do Bolsa Família em todo o ano passado.

Hoje, 65 milhões de pessoas são atendidas, mas com a pressa surgiram fraudes que drenam recursos. Pelo menos 620 mil benefícios foram concedidos indevidamente, 17 mil deles para pessoas mortas, consumindo meio bilhão de reais, dinheiro suficiente para comprar mais de 8 mil respiradores.

Não podem ficar impunes.

Sem dourar a pílula

O programa Cruzando Conversas, da RDC TV,  debateu ontem à noite o tema liberdade econômica e individual, destacando equívocos de medidas autoritárias de isolamento. O empresário Ricardo Sondermann, um dos participantes, resumiu: “Foram eleitos para serem nossos governantes e não nossos donos.”

Confronto

Hoje, a partir das 22h15min, Cruzando Conversas, conduzido pelo jornalista Guilherme Macalossi, reúne dois deputados estaduais de posições antagônicas na Assembleia Legislativa: Pepe Vargas e Erik Lins.

Desandou

Os desvios de dinheiro público reinstalam o império do egoísmo e da avareza, circunstâncias socialmente desagregadoras e maléficas.

O filósofo e economista John Stuart Mill, que viveu de 1806 a 1873, dizia: “O que os homens fazem depende do que eles pensam.” Os oportunistas de agora acham que o dinheiro que sai dos cofres públicos não tem dono e no país não há leis.

Tem razão

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, fez ontem um desabafo contra o governo federal: “A gente ficou solto. Meio que perdido. Cada gestor fazendo aquilo que estava entendendo naquele momento novo. Não houve um alinhamento de ações. Muito pelo contrário. Os prefeitos estão pagando um preço muito alto porque, quando você isola uma comunidade, parte dela não aceita e não entende que esse isolamento é para proteger a saúde. Ela cobra do prefeito.”

Faltou a voz de comando instalada em Brasília.

Requisitados e indispensáveis

O site de recrutamento Glassdoor avaliou as 20 profissões com alta demanda no Brasil em meio à pandemia. Técnico em enfermagem é o quarto cargo da lista.

Ficamos na torcida

Superávit primário nas contas do governo federal é expressão que fica eliminada do dicionário até 31 de dezembro de 2022. Os otimistas acreditam em melhoria a partir de 2023.

Haja freio

Ministério da Economia informou, ontem, que aumentou a previsão de déficit nas contas públicas para 828 bilhões e 600 milhões de reais em 2020. O cálculo anterior, feito em maio, era de encerrar o ano com rombo de 708 bilhões e 700 milhões. Em janeiro, quando não se imaginava que a pandemia viria, o déficit estimado era de 150 bilhões.  

Vamos pagar a conta

Antes da pandemia, os cofres de todos os Estados já andavam vazios. Não existe o menor sinal de que a situação possa ser revertida no curto prazo. Preço amargo em consequência da imprevidência e da irresponsabilidade, praticadas por governos ao longo de décadas.

Expectativa é boa

Os índices futuros das Bolsas de Nova Iorque e da Europa operaram em alta ontem, repercutindo a notícia sobre uma possível vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech.

Imaginação  

Um dia após deixar o Ministério da Educação (MEC), sem mesmo ter sido empossado, Carlos Alberto Decotelli conversou com repórteres da Gazeta do Povo, de Curitiba. Disse que, após as polêmicas, o presidente Bolsonaro teria prometido “aguentar o tiroteio” com ele.

Outro dado equivocado para seu currículo.

Ataca ricos e pobres

Desde março, mais de 47 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos entraram com pedido de seguro.

A partir de hoje, salões internos de restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos estão proibidos de funcionar na maior parte da Califórnia por pelo menos três semanas. A restrição abrange 19 municípios onde vivem 70 por cento da população do Estado.

Provou e gostou

O presidente Vladimir Putin quer se perpetuar no comando da Rússia por meio de um plebiscito. Caso vença, poderá permanecer no cargo até 2036. Se isso ocorrer, vai se tornar o líder mais longevo na história moderna do seu país, ultrapassando o ditador sanguinário Josef Stalin, que permaneceu no poder de 1928 até 1953, ano de sua morte.

Do manual

1) “As promessas do candidato são o sepulcro do estadista.” (Winston Churchill).

2) “A realidade nunca dá o que a imaginação, durante as campanhas eleitorais, promete.” (Anônimo).

Compartilhe essa notícia: