Relatório do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, registra o total de 1 trilhão e 400 bilhões de reais na coluna das despesas públicas a título de pagamentos de juros, encargos e amortização da dívida federal no ano passado. O valor equivale a 39 por cento do Orçamento executado pelo governo. São 3 bilhões e 800 milhões de reais por dia.

 

Lá em cima

O acompanhamento do Tribunal de Contas da União apontou que a dívida pública federal chegou a 5 trilhões e 10 bilhões de reais em 2020.

 

Expectativa

Os investidores aguardam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central a ser anunciada hoje. Há perspectivas de novo aumento de 0,75 pontos na taxa básica de juros. Alcançaria 4,25 por cento.

 

Para driblar a crise

O Senado aprovou, na semana passada, o projeto de lei 5.516/2019, prevendo incentivos para que os clubes de futebol se transformem em empresas. O autor da proposta é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

 

Corre para largada

O MDB de Santa Catarina desperta cedo: realizará prévia, a 15 de agosto, para indicar o candidato ao governo do Estado. Entre os pretendentes estão o senador Dário Berger e o presidente do diretório regional, Celso Maldaner.

 

Senadores se enfurecem

O Supremo Tribunal Federal nega a quebra de sigilo de membros do Ministério da Saúde após pedidos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia.

 

Porta de saída

A direção nacional do DEM expulsou de seus quadros Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara, que não se mostrou surpreendido. Restringiu-se a atacar o presidente do diretório nacional, ACM Neto: “Ele está seguindo o caminho autoritário do bolsonarismo. Posso compará-lo a Tomás de Torquemada, inquisidor geral espanhol durante o século 15.”

 

Quando dá certo

O editorial do Diário do Comércio, de Belo Horizonte, ontem, não usou meias palavras: “O Brasil se mostrou em poucas décadas capaz de produzir um milagre no campo, multiplicando sua produção pela tecnologia e inovação, não raro superando produtores de tradição secular. Tudo isso, todo esse esforço, não para ser o celeiro e sim, como aponta corajosamente a executiva Grazielle Parenti, uma das vice-presidentes do grupo BRF, para se transformar no supermercado do mundo.”

O grupo BRF é um dos gigantes do mercado mundial de carnes com mais de 100 mil colaboradores. Surgido em Santa Catarina, tem fábricas e escritórios espalhados pelo mundo e leva seus produtos a centenas de países.

 

Retornam

Começam a surgir algumas manifestações questionando as comemorações do bicentenário da Independência em 2022. Os mesmos que, em 2000, contestaram as festividades da Descoberta do Brasil. Promoveram protestos e derrubaram símbolos em todo o País, como se a verdade que pregavam fosse única e absoluta. Seguem a tática dos regimes totalitários: as outras opiniões não contam.

 

É possível

A saída do deputado federal Marcelo Freixo do PSol e a entrada no PSB é vista como uma manobra. O novo integrante da bancada do Rio de Janeiro forçaria o apoio dos socialistas à candidatura de Lula ao Planalto.

 

Brincando com fogo

A segunda quinzena de junho é período de trabalho redobrado para médicos e enfermeiros nos atendimentos de emergência. Consequência da queima de fogos de artifício.

Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e o Conselho Federal de Medicina, com apoio do Ministério da Saúde e da Associação Médica Brasileira, lançam campanhas para alertar sobre os riscos de acidentes e queimaduras durante as festas juninas.

 

Riscos

As entidades respeitam e não condenam o uso de fogos de artifício, mas orientam sobre o uso e manuseio corretos dos explosivos pelos adultos, e bombinhas e estalinhos pelas crianças. As festas de São João são sinônimo de diversão e alegria, mas não podem acabar em tragédia.

 

Consequências

Médicos lembram que, nos momentos de festa, as pessoas bebem, perdem um pouco o senso do perigo e começam a transgredir regras básicas de segurança. Levantamentos mostram que 30 por cento das vítimas são adolescentes. Portanto, alertar não custa: todo o cuidado é pouco.

Compartilhe essa notícia: