É preciso distinguir
Muitos dos que reclamam dos institutos de pesquisa, catedráticos em errar de Norte a Sul do país, são acusados de querer cercear uma atividade profissional. Não dá para confundir distorções nos levantamentos, que caracterizam abuso da boa fé da população, com liberdade de expressão.
O que não quiseram
Entre temores, aspirações e desencantos, os eleitores de todo o país rejeitaram propostas radicais.
Reconhecimento
O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, recebeu, recentemente, a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia. A cerimônia teve a participação de autoridades de instituições jurídicas e políticas. A honraria se destina aos que contribuem com ações desenvolvidas pelo Parlamento, visando o crescimento do Estado. A proposição foi do deputado estadual Ruy Irigaray.
Efeitos da tragédia
Professores da Universidade de Harvard calcularam as perdas nos Estados Unidos em consequência da pandemia: 270 mil pessoas mortas até agora e 16 trilhões de dólares que deixaram de circular. Estimaram também o aniquilamento em todo o mundo: mais de 1 milhão e 300 mil de mortos, além do encolhimento de 65 trilhões de dólares na Economia.
Grande desafio
O economista francês Jacques Génereux, em conferências e textos, costuma oferecer uma receita extensa, mas adequada:
“A verdadeira urgência é a restauração do político. Trata-se mais precisamente de reavivar o interesse dos cidadãos pelo debate público. Voltar a restabelecer a credibilidade do poder e reformar as regras do jogo político que estimulam o imobilismo ou o clientelismo. Retomar o diálogo entre eleitores e eleitos, reabilitar o debate de idéias, o debate sobre nossas visões do mundo futuro. Em uma palavra, precisa mudar a política.”
Quem se habilita?
Território do vale-tudo
Uma das conclusões ao final das eleições: com desvantagens, a política em grande parte se transferiu para as redes sociais, onde notícias falsas correram soltas.
Segue a trajetória
Com 27 anos, João Campos, do PSB, é o mais jovem prefeito de capital no país. Derrotou Marília Arraes, do PT, sua prima em segundo grau. O pai, Eduardo Campos, faleceu durante a campanha presidencial de 2014. O avião em que vinha para São Paulo caiu. O avô, Miguel Arraes, foi três vezes governador de Pernambuco.
Novo tempo
O home office no serviço público federal avança. O Diário Oficial da União desta terça-feira publicou a Instrução Normativa 123, de 27 de novembro, estabelecendo as regras para cada órgão abrir aos seus servidores a adesão ao teletrabalho. A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia formalizou a medida.
Abrem-se as cortinas
As bombas começam a estourar e a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou a série: encerrará o ano com déficit orçamentário de 1 bilhão de reais e rombo de 4 bilhões no caixa, somando os restos a pagar.
Parada
Parlamentares acabaram atingidos pelo vírus da preguicite. A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 deveria ter sido votada pelo Congresso até 17 de julho. Continua na fila.
Apagão no bolso
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a cobrança da bandeira vermelha, o que implica em aumento superior a 6 reais a cada 100 kWh consumidos. No verão e com muitos trabalhando em casa, a tendência é de que a conta suba pelo uso do ventilador e do ar-condicionado. Prova de insensibilidade de quem decide sobre preços em plena pandemia.
Vocação para ostentar riqueza
“A miséria, e essa é uma verdade histórica, não frequenta os palácios.” Frase do professor Gaudêncio Torquato. O exemplo começa em Brasília.
Há 35 anos
A 3 de dezembro de 1985, o Congresso Nacional anunciou que PDS, PMDB, PDT, PT e PTB estavam habilitados a participar da eleição do ano seguinte em que seriam escolhidos os integrantes da Assembleia Nacional Constituinte. Foi dado para prazo de cinco meses para que outros regularizassem a documentação na Justiça Eleitoral. Na lista, estavam os partidos da Nova República, Democrático Independente, do Povo Brasileiro, Municipalista Comunitário, Tancredista Nacional e Socialista Agrário. Nenhum obteve registro.