Exemplo de dignidade

O desembargador Everaldo de Melo Colombi aposentou-se do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em fevereiro. Trecho final de seu pronunciamento, que repercute no País:

“Em janeiro de 1978, quando ingressei, presidia a Corte Suprema o Ministro Thompson Flores que, por si só, dignificava e ditava o ritmo da respeitada magistratura brasileira. Hoje, no particular, faço silêncio. Essa tristeza tenho de carregar ao me despedir. Os meus respeitos ficam por conta dos colegas de primeiro e segundo graus. Vida que segue!”

Socorrendo o  governo

Os impostos devem reverter para quem pagou na forma de serviços públicos essenciais. O governo só existe porque arrecada. Sua função é gerenciar bem o dinheiro que sai do bolso da população. Quando não alcança objetivos, exigem-se outras medidas. Por isso, a Câmara dos Deputados acertou ao aprovar, terça-feira, a proposta que permite à iniciativa privada comprar vacinas contra a Covid-19 para a imunização gratuita de seus empregados, desde que doe a mesma quantidade ao Sistema Único de Saúde.

Números abertos

A Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados publicou ontem o Raio X do Orçamento de 2021, aprovado em março. O Executivo deverá sancionar ou vetar até o dia 22 deste mês.

O teto de gastos atinge 1 trilhão e 485 bilhões de reais. Haverá necessidade de o Congresso Nacional acrescentar 434 bilhões e 800 milhões em créditos adicionais, cuja fonte ainda é desconhecida.

As previsões são de 698 bilhões e 500 milhões de reais para o Regime Geral da Previdência Social e de 363 bilhões e 700 milhões ao pagamento de pessoal. Os investimentos devem ficar 197 bilhões.

Jogo não terminou

Esta semana, o Ministério Público Federal no Paraná denunciou Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, mais empresários do Grupo MPE Montagens e Projetos Especiais por supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro cometidos em contratos para obras e serviços em duas refinarias de São Paulo e uma do Paraná.

É mais uma rodada do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado dentro da Operação Lava Jato.

Precursor

Hoje é o Dia Nacional do Sistema Braille. Homenageia José Álvares de Azevedo, nascido a 8 de abril de 1834, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro professor com deficiência visual no Brasil. Estudou em Paris e, ao voltar, ensinou o novo sistema.

O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números e símbolos. Teve como criador, em 1825, o francês Louis Braille.

Nova avaliação

Em dezembro, serão assinalados 30 anos da dissolução da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), composta por 15 países. Várias instituições de ensino e pesquisa preparam seminários para analisar o que ocorreu desde a Revolução de 1917.

O que pregavam

Espaço especial deverá ser reservado para avaliar o conceito de personalidade, incluído no Pequeno Dicionário Político, obra oficial da URSS. Dizia: “A propriedade privada dos meios de produção abafa a personalidade e deforma o seu desenvolvimento. Cultiva no homem o egoísmo e o individualismo.”

História mal contada

O Dicionário Político seguia: “A propriedade coletiva leva à camaradagem e ajuda mútua. Combate a intransigência, a desonestidade, o arrivismo, a cupidez e o parasitismo. Leva à simplicidade e modéstia na vida pública e privada.”

Que digam os integrantes da cúpula do partido único, beneficiados com mordomias tão escandalosas, que deixaram o mundo ocidental boquiaberto.

Compartilhe essa notícia: