Mais um efeito da pandemia

Até às 23h e 59min desta quinta-feira, os brasileiros terão pago 2 trilhões e 57 bilhões de reais em tributos aos governos federal, estaduais e municipais. É a previsão do placar eletrônico impostometro.com.br. A ferramenta da Associação Comercial de São Paulo mostra de forma online a arrecadação desde 1º de janeiro deste ano. O total significa que, em 2020, as contribuições ficam 17,85 por cento abaixo do que em 2019.

Maiores fatias

Criado em 2005, o placar eletrônico nunca havia registrado queda na captação de tributos, incluindo os Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Serviços (ISS), Produtos Industrializados (IPI) e de Importação (II), além do Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).

Diminui o peso

O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, sancionou, terça-feira, projeto de lei que elimina o Imposto de Fronteira. O texto, de autoria do deputado estadual Frederico Antunes, foi aprovado a 11 de dezembro de 2013 e impede a cobrança a partir desta sexta-feira. Beneficiará milhares de pequenos e microempresários, integrantes do Simples Nacional, que tinham de pagar o Diferencial de Alíquota do ICMS sobre a compra de produtos vindos de outros Estados.

A sanção representa vitória de quem trabalha, produz, gera emprego e renda, representando quase 85 por cento das 310 mil empresas gaúchas.

Ressentimentos acumulados

Prefeitos que encerram mandatos, hoje, apresentarão relatórios. Em alguns casos, mais do que balanços, serão trepidações.

População aguarda

Falta ao Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19 definir datas, detalhes logísticos e garantia da compra de insumos.

Nem todos entendem

A pandemia reforçou o repertório de uma língua intermediária, o Portinglês: live, lockdown, home office, cloroquiners e coronialls. Outras palavras surgirão.

Capital da mordomia

O último levantamento foi feito em outubro do ano passado: o governo federal tem 1 mil e 300 imóveis em Brasília destinados aos integrantes dos 1º e 2º escalões. Mais de 200 estão desocupados, mas com custo elevado de manutenção. Não poderia haver melhor momento para vendê-los do que agora, quando o Ministério da Economia aponta déficit recorde no orçamento.

De provisório a permanente

Oferecer apartamentos sem custos foi a fórmula, a partir de 1960, para convencer servidores públicos federais que trabalhavam no Rio de Janeiro a morarem em Brasília. O uso seria por pouco tempo. Mantém-se até hoje.

Interpretação musical

Na contramão do argumento do governo, o imortal compositor Billy Blanco compôs o samba:

“Não vou, não vou pra Brasília / Nem eu nem minha família / Mesmo que seja / Pra ficar cheio da grana / A vida não se compara / Mesmo difícil, tão cara / Eu caio duro / Mas fico em Copacabana.”

Saiu dos nossos bolsos

O placar eletrônico jurometro.com.br atingiu 350 bilhões de reais às 20h45min de terça-feira. Valor pago pelo governo federal para rolar sua dívida desde 1º de janeiro deste ano.

Vocação pacifista

Envolvidos em casos de corrupção, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito da capital, Marcelo Crivella, estão afastados dos cargos. Em outros países com habitantes de sangue quente, a população iria às ruas protestar.

Outro exemplo: o ano de 1993 terminou com inflação histórica. Os 2.567,46 por cento foram absorvidos sem conflitos. Como dizem na mesa do bar da esquina, o povo aguentou no osso do peito o assalto aos bolsos.

Ansiosos

Muitos apoiadores de campanhas eleitorais aguardam para entrar no elenco do filme A Recompensa.

Ausência

A pandemia espanta argentinos que costumam vir no verão ao Litoral do Rio Grande do Sul e, em número maior, ao de Santa Catarina.

Esperança no recomeço

O colunista deseja aos estimados leitores e leitoras um Novo Ano com saúde, realizações e superação dos problemas enfrentados em 2020.

Compartilhe essa notícia: