Mal estar

A participação do governador Eduardo Leite no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, segunda-feira à noite, criou conflito com o PMDB, que ontem lançou nota.

Ao ser perguntado sobre o não cumprimento da promessa de pagar em dia os salários do funcionalismo público, Leite declarou que não o fez devido a atos da administração que o antecedeu.

A batida forte na canela do ex-governador José Ivo Sartori levará a um pedido de desculpa ou rompimento.

Resumo da história

Depois de exportar o vírus e provocar o caos mundial, a China registrou aumento de 3,2 por cento do seu Produto Interno Bruto no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

Está difícil confinar

Só em Caxias do Sul, a Guarda Municipal dispersou, domingo, mais de 1 mil e 600 pessoas de praças e parques fechados por decreto para evitar aglomerações.

Para evitar o pior

São tantos os cuidados que a empresa de navegação uruguaia Buquebus, transportadora de passageiros de Buenos Aires a Montevidéu, instalou a bordo laboratórios de testes para detectar possíveis contaminados.

Acompanha de perto

A torcida esperançosa passa a ser uma só. Repercutiu muito na Imprensa argentina, ontem, o começo dos testes da vacina contra Covid 19 no Brasil.

Vontade de aparecer

Senadores sabem que a Polícia Federal e o Ministério Público têm investigado e denunciado desvios nos gastos de recursos durante o combate à Covid-19. Mesmo assim, buscando novas vitrines, querem criar subcomissões para fazer o mesmo. É um antigo e inútil costume.

Cenário entristecedor

Pesquisa Pulso Empresa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na semana passada, revelou que, de 1 milhão e 300 mil negócios fechados durante a pandemia, 716 mil não reabrirão em todo o país. Os demais precisarão enfrentar o desafio de se ajustar a uma nova e desconhecida realidade.

Atraso irrita

Dirigentes de siglas nanicas andam impacientes. Ao contrário de campanhas anteriores, ainda não foram procurados para tratar dos leilões. Está tudo atrasado…

Confundem

O que os legisladores precisam aprender e se recusam: Democracia nunca foi sinônimo de pluripartidarismo caótico, aqui ou em qualquer lugar do mundo.

Área de risco

Menor poder de compra, limitação nos gastos e a previsão de um tempo incerto até que o reaquecimento econômico leve à geração de postos de trabalho. Nem esses elementos de um período recessivo permitem que se fique desatento a um vilão que está sempre à espreita, o aumento de preços, praticado por oportunistas.

Sabe com que está falando?

O deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, é autor e pede urgência na tramitação do projeto de lei que pune o agente público que se utilizar de mandato, cargo, emprego ou função para não acatar as regras e normas jurídicas vigentes. A prática, conhecida como carteiraço, sujeitará o infrator à suspensão de um a quatro anos.

Em algumas capitais, a começar por Brasília, serão necessárias varas especiais.

Deu no site

Da série Coisas Nossas, Muito Nossas:

1) OAB de Santo André faz nota de apoio a desembargador que ofendeu guarda civil.

2) Caixa suspende centenas de milhares de contas digitais de auxílio por suspeita de fraude.

Perigo

A cada duas horas, o prefeito de Barra Quaraí, Iad Choli, sai do gabinete para conferir as condições do vento. Teme o deslocamento de três nuvens de gafanhotos que estão sobre a Argentina e a 110 quilômetros do seu município. Barra do Quaraí, com 4 mil e 500 habitantes, faz fronteira com Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).

Fora de sintonia

Hoje, a Voz do Brasil completa 85 anos. A 22 de julho de 1935, o programa em rede nacional obrigatória e com notícias segundo versões do governo Vargas, foi apresentado pela primeira vez por 50 emissoras existentes em todo o país. A imposição só encontra situação semelhante em regimes políticos fechados como China, Cuba e Coreia do Norte.

Compartilhe essa notícia: