Mudar ou sucumbir

O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje, no Palácio da Alvorada, lideranças do Congresso para debater a proposta de reforma tributária. Haverá perda de tempo se o ponto de partida não for a simplificação de um dos sistemas mais complicados do mundo.

Há 25 anos

Por coincidência, a 28 de setembro de 1995, o presidente Fernando Henrique teve encontro com governadores no Palácio do Planalto. O assunto principal foi o envio da reforma tributária ao Congresso. Não se moveu.

Novo e valioso instrumento

Onde estamos e em que sentido caminha o Rio Grande do Sul. É o objetivo da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2020, lançada sábado, na Expointer. O secretário da Agricultura, Covatti Filho, destacou a liderança de nosso Estado na produção, na tecnologia e na geração de receita. A publicação on-line reúne números e destaca a importância do setor na geração de emprego e renda.

Fonte do desenvolvimento

A cadeia agropecuária no Estado passa por propriedades rurais, comércio e indústrias vinculadas à atividade, tendo se tornado responsável pela geração de 40 por cento da riqueza gaúcha.

Sem armas

A Justiça deve combater milícias que disseminam mentiras na Internet, afirmou, sábado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. Ao mesmo tempo, reconheceu não haver possibilidade de controle de conteúdo das redes sociais.

Caberá aos receptores das mensagens a criação de filtros próprios para conferir o que é verdade ou mentira.

Recurso limitado

Partidos preparam equipes jurídicas que vão vasculhar redes sociais em busca de postagens com ataques aos seus candidatos para gerar processos na Justiça. Quando descobrirem que os emissores têm como endereço países como Belize, Botswana, Lesoto, Sri Lanka e Samoa, verão uma faceta sobre o que a tecnologia é capaz.

Suspense

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, marcou para esta quarta-feira o julgamento sobre a venda de subsidiárias de estatais, incluindo seis da Petrobras, sem aprovação legislativa.

Diagnóstico incontestável

Antes do Plano Real, o economista Roberto Macedo, doutor pela Universidade de Harvard, comparou a inflação a uma infecção, “que está na cabeça, no governo e nas forças econômicas e sócio-políticas, que pressionam na direção errada”. O temor, agora, é que a infecção volte.

Tempo perdido

No mês passado, Roberto Macedo avaliou: “Desde 1980, o Brasil entrou num processo de estagnação, que é definido como crescimento zero, ficando aquém do nosso potencial. Com uma boa arrumada ela poderia crescer muito mais. Ou não. É preciso pensar em questões de longo prazo, como inovações, aumentos de produtividade e de competitividade. Em outras palavras, precisamos repensar a economia do país.”

Prêmio e punição

O Tribunal Especial de Julgamento, composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais, começou a analisar, sexta-feira, o processo de impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e da vice, Daniela Reinehr. Motivo: em 2019, concederam aumento salarial a procuradores do Estado por meio de decisão administrativa, sem autorização da Assembleia Legislativa.

Contra barreiras

Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Expressão, garantida pelo artigo 5º da Constituição de 1988.

Incluída na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, consta das Constituições de países democráticos. Garante o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.

Consequência do descrédito

Enquanto os partidos políticos não assumirem a tarefa de primeiro filtro ético na vida pública, muitos eleitores insistirão na necessidade de candidatos avulsos. O ingresso costuma se voltar apenas ao potencial de votos que o novo filiado possa trazer. O resto tem importância menor.

Recusa

O Tribunal Superior Eleitoral, a 26 de setembro de 1945, negou registro como partido à Organização Social e Política Feminina, formada só por mulheres. Considerou-a antidemocrática por excluir homens.

Não tem jeito

O sempre mal sucedido combate ao déficit no setor público lembra um ditado: é fácil adotar ideias novas, difícil se torna abandonar as antigas.

Emergência

Das salas de aula para a linha de tiro: a pandemia no Brasil fez com que mais de 5 mil estudantes de Medicina se formassem antes do tempo.

Tamanho do estrago

Com a pandemia, os salários no mundo tiveram perda de 3 trilhões e 500 bilhões de dólares nos primeiros três trimestres deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Cálculo da Organização Internacional do Trabalho.

Para superar a crise

A Associação Brasileira de Imprensa lançou campanha para arrecadar fundos e ajudar a garantir a sobrevivência da instituição que tem 112 anos, sempre comprometida com a defesa dos direitos democráticos e a liberdade de expressão.

As contribuições buscam regularizar salários dos funcionários e compromissos tributários, além de modernizar os auditórios, a biblioteca, os elevadores e os sistemas elétrico e de proteção contra incêndios na sede do Rio de Janeiro. Informações no site abi.org.br

Convergência

“Está ficando visível uma aliança de interesses entre Bolsonaro e seus adversários eleitorais. A Rede Globo é chamada de “globolixo” pelos seguidores de Bolsonaro e pelos seguidores do PT. Eles têm a mesma posição, usam as mesmas palavras e passam a mesma intenção de enfraquecerem a Rede Globo”.

Trecho de artigo publicado ontem no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, por Cristovam Buarque. Foi reitor da Universidade de Brasília, senador e governador do Distrito Federal.

Vai provocar

Luiz Henrique Mandetta, o polêmico ministro da Saúde até 16 de abril, está lançando o seu livro “Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus”.

Antibolsonaristas deverão incluí-lo na lista dos mais vendidos.

Ex-Cidade Maravilhosa

Os cariocas riem da própria desgraça, dizendo que lá existe disciplina: assaltos a ônibus acontecem de hora em hora.

Confronto

Sábado, foram assinalados 60 anos do debate entre Richard Nixon e John Kennedy na TV CBS. Os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos foram assistidos por 70 milhões de pessoas a 26 de setembro de 1960. De um lado, Kennedy, jovem senador democrata de Massachusetts. Do outro, Richard Nixon, experiente republicano, vice-presidente nos dois mandatos do governo Dwight Eisenhower. Kennedy revelou-se eloquente e confiante, o que influenciou na decisão dos eleitores. Nixon se mostrou hesitante e irritadiço.

Na contagem, após a eleição de 8 de novembro, Kennedy venceu com 49,7 por cento dos votos. Nixon ficou com 49,6.

Compartilhe essa notícia: