Não perdem a chance

Entra governo, sai governo e nada se mostra mais permanente e pragmático do que o bloco que compõe o Centrão no Congresso Nacional. Está sempre pronto para vestir a camiseta da moda.

Risco

A inflação pode ser comparada ao fenômeno químico da combustão espontânea. Uma substância com temperatura de autoignição relativamente baixa começa a liberar calor. A temperatura do material aumenta e, quando se percebe, já é tarde.

Pensando adiante

A decisão de manter a candidatura de Gustavo Paim à Prefeitura de Porto Alegre teve o reforço do senador Luis Carlos Heinze, que pretende concorrer ao governo do Estado em 2022. Para alçar voo, o partido não poderia ocupar a posição de coadjuvante na Capital.

Moeda no ar

São tantas as ordens e contraordens que o rumo do Progressistas, na eleição à Prefeitura de Pelotas, poderá se decidir no cara ou coroa.

O impossível acontece

Convenção realizada sábado firmou aliança em Salvador. O PC do B indicou candidata à Prefeitura e o Progressistas ficou como vice na chapa.

Antecipam-se

PDT e PSB vão se coligar em oito capitais. É o ensaio para a necessidade de futura fusão entre os partidos em função da cláusula de barreira.

Tempo será curto

Candidatos a prefeituras de municípios com segundo turno terão menos de um mês para formar suas equipes de gestão. Os que reúnem chances de eleição e não anteciparem as escolhas iniciarão voando baixo.

Uma saída

O grau de arrependimento de eleitores diminuirá quando exigirem uma condição: todo o candidato que fizer promessa em propaganda de rádio ou TV terá a obrigação de comprovar de onde vai tirar o dinheiro para viabilizar.

Vale tudo

Réu por homicídio doloso no processo que apura a morte de uma bancária durante procedimento estético, o ex-médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como Doutor Bumbum, é pré-candidato a vereador nas eleições do Rio de Janeiro.

Punição

A Nova Zelândia conta com bom modelo: quando os eleitos assumem e não cumprem as promessas, os derrotados têm espaço garantido em rádio e TV para desmascará-los. Se a resposta do governante não é convincente, a nota fiscal sobre uso do tempo vai para o demagogo.

Testes rigorosos

Na Alemanha, os partidos políticos submetem todos os candidatos a sabatinas para terem a certeza de que farão propostas viáveis. Assim, protegem a imagem.

Jorra dinheiro

Rodrigo Maia defende a aprovação de propostas urgentes e temporárias, que visam o controle dos gastos públicos. Poderia começar olhando para o seu quintal. A Câmara dos Deputados tem despesa anual de 6 bilhões de reais. Passar a tesoura no próprio orçamento seria um bom começo.

Os que podem mudar

No dia 26 deste mês, será assinalado o Dia Mundial dos Rios. O tempo comprova: a atual geração não fará esforços para evitar a poluição crescente de riachos, rios, lagos e mar. A chance está no futuro: o Brasil tem 37 milhões e 500 mil alunos em escolas dos níveis fundamental e médio. Nem que seja necessária uma medida provisória do governo, devem aprender que só 3 por cento da água do planeta têm aproveitamentos. O Brasil possui 20 por cento desse total. A China conta com 5,7 e os Estados Unidos 3,8 por cento.

Como andam

Bons eram os tempos em que Estados e Municípios viviam a fase pré-falimentar. Hoje…

Compartilhe essa notícia: