Não se entendem

Empresários, banqueiros e economistas pedem aos governos combate efetivo à pandemia em carta aberta. Dificilmente serão atendidos. A palavra consenso está, temporariamente, suspensa do dicionário. Deve ser criada outra para substituir: o desconsenso.

Lastimável

Os alunos, hoje fora das escolas no Brasil, terão uma defasagem de conhecimento de quase dois anos em relação ao período letivo em que deveriam estar. É uma das conclusões de pesquisa do Banco Mundial realizada em vários países.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação pesquisou: 3 mil e 600 cidades ainda não possuem protocolos completos para volta às aulas.

Repercussão limitada

A 23 de março de 2020, jornais do Centro do País começaram a divulgar campanha publicitária patrocinada por uma empresa de comércio pela Internet. O texto: “Nós já vimos notícias sobre o vírus pelo mundo. Para que elas não sejam nossas amanhã, só depende da gente. Fique em casa.”

Passado um ano, conclui-se que o conselho não foi seguido.

Em busca da transparência

Está na pauta de votações da Assembleia Legislativa, hoje, projeto que torna mais transparente a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. A autora, deputada estadual Zilá Breitenbach, justifica: “Por se tratar de matéria essencialmente técnica, é imprescindível que se dê oportunidade ao cidadão para discuti-la e entendê-la. É imprescindível nela introduzir um instrumento que permita acompanhar a sua execução através das plataformas digitais disponíveis, permitindo que as pessoas possam se manifestar.”

Problema a mais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar centenas de supostos fura-filas entre servidores da Secretaria de Estado da Saúde, na vacinação contra a Covid-19. Todos os que agiram de má-fé, incluindo 55 da Assembleia, deverão ser punidos.

Desrespeito absoluto

Além das perdas de vidas, da crise econômica, da incerteza e do medo provocado pela pandemia, a população do país se defronta com apressadinhos que atropelam a ordem de vacinação.

Deu no site

“Crise abre caminho para diálogo entre PSDB e PT”.

Articulação de lideranças que levará ao emagrecimento dos dois partidos.

Ainda acontece

A Câmara dos Deputados mantém o Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves. Há pedidos para o bloqueio de sete obras que receberiam recursos do orçamento de 2021. O prazo para apresentação de denúncias termina hoje.

Para decisões de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral comprou mais 32 mil e 609 urnas eletrônicas do modelo UE 2020, da Positivo Tecnologia S.A., que serão entregues no início do próximo ano. Valor total: 137 milhões e 997 mil reais.

Causaram prejuízos

A História brasileira registra incontáveis gestões em que se acumularam fantasias demasiadas, desilusões constrangidas, realismo tardio e por aí afora.

Querem o sol

Com o começo da primavera, após longo inverno, a Flórida recebe multidões de turistas de todo o país que lotam o Litoral. O prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, não usou meias palavras: “Vocês estão trazendo o caos e a desordem à cidade.” Irritado, decretou estado de emergência frente à possibilidade de agravamento da pandemia. O toque de recolher valerá das 20h às 6h até 12 de abril. Quem não gostar passará a noite numa cela de delegacia.

Compartilhe essa notícia: