Não se imaginava o que viria depois

Um homem de 61 anos, que voltou da Itália para São Paulo, recebeu a 25 de fevereiro do ano passado o resultado positivo do exame para verificar o contágio com o novo coronavírus. Teve sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Foi o primeiro registro da doença no país e na América Latina.

Será que se entenderão?

1) A distribuição da vacina da Pfizer depende da decisão do governo federal de comprar as doses, o que ainda é uma incógnita.

2) Empresas privadas estão dispostas a adquirir, mas a farmacêutica disse que vai negociar apenas com o governo.

3) A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas afirma que a prioridade da aquisição é da União.

4) Na briga entre o mar e o rochedo, estão os mariscos inseguros e à espera da imunização.

Incorrigíveis

Um dos maiores hospitais de Manaus tinha previsão de gastar 1 milhão e 200 mil reais em reformas para atender a pandemia. Sem qualquer explicação, a conta subiu para 16 milhões e 700 mil reais. Entre a denúncia e a penalização dos que superfaturaram vai se passar um longo tempo, como é tradição.

Procuram

Em 1947, o peso da carga tributária correspondia a 13,8 por cento do Produto Interno Bruto do país. No ano passado, atingiu 35,7. A maioria dos que pagam impostos fica perguntando onde foi parar tanto dinheiro a mais.

Gostam de confetes

Em Brasília, não perdem a chance: esta semana, foi afixada placa no Senado, registrando o período em que funcionou de forma remota. Não será surpresa se acrescentarem a distribuição de diplomas e medalhas.

Realizar sessões é cumprir com o dever, nada mais.

Marco histórico

Ontem, a primeira Constituição da fase republicana completou 120 anos. A elaboração começou em 1889 até ser promulgada a 24 de fevereiro de 1891. Consagrou a existência de três poderes independentes entre si: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O antigo Poder Moderador, símbolo da monarquia, foi abolido.

De províncias a estados

Outras características da Constituição de 1891: o sistema de governo se tornou presidencialista; os senadores deixaram de ter cargo vitalício e o mandato ficou limitado a nove anos; os presidentes da República ficariam no poder pelo prazo de quatro anos; os senadores, nove anos e os deputados federais, três anos; as províncias passaram a se denominar estados, com maior autonomia dentro da Federação.

Direito de voto às mulheres

A Constituição seguinte foi a de 1934, que adotou as seguintes medidas: maior poder ao governo federal; voto obrigatório e secreto a partir dos 18 anos, com direito idêntico às mulheres, mas mantendo proibição aos mendigos e analfabetos; criação da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho; surgimento de leis trabalhistas, instituindo jornada de trabalho de oito horas diárias, repouso semanal e férias remuneradas; mandado de segurança e ação popular.

Ações entre amigos

O Código de Preservação não está escrito, mas funciona quando é acionado. Exemplos:

1) Em reação ao caso do deputado federal Daniel Silveira, a Câmara quer blindar parlamentares de prisão e limitar ação do Supremo Tribunal Federal.

2) A Comissão Ética pretende aplicar pena branda a Daniel.

3) Está sendo articulado acordo para poupar de cassação o deputado, acusado de assédio contra colega, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Tática

Pensando na eleição de 2022, os advogados do deputado Daniel não se preocupam em tirá-lo da prisão. Acham que o papel de mártir exige um pouco de sacrifício. Mais: sua ficha corrida mostra que está acostumado a ficar detido.

Por causa da pandemia

Projeto de lei, em análise na Câmara dos Deputados, pretende prorrogar do final de abril para 30 de junho a entrega da Declaração do Imposto de Renda. A tendência é de que fique no meio termo: 31 de maio. O autor é o deputado federal Hercílio Diniz, do MDB de Minas Gerais. A votação ocorrerá na segunda quinzena de março.

Compartilhe essa notícia: