Não viu?
O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, disse ontem que o objetivo será fazer uma cronologia da crise do coronavírus desde o início, quando a Organização Mundial da Saúde declarou emergência sanitária.
Sua Excelência não deve ter o hábito ler jornais, ouvir rádio e assistir TV. Os veículos de comunicação de todo o país foram incansáveis, transmitindo notícias 24 horas por dia. O que os depoentes vão narrar já é de amplo e exaustivo conhecimento.
Coisas nossas, muito nossas
A CPI é do Senado, mas as principais decisões serão analisadas e discutidas pelo Supremo Tribunal Federal. Qualquer interesse contrariado terá um destino: o Poder Judiciário. Confirmará a falta de diálogo entre os parlamentares e a tendência de passar adiante a solução. Uma espécie de terceirização do problema.
O que fazer
Senadores, que não estão apenas em busca de holofotes e manchetes em jornais, deveriam dirigir esforços para evitar o risco iminente de faltar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Como não há proteção pela metade, preocupa a possibilidade de maior exposição, pois não se sabe ao certo os efeitos de receber o imunizante em apenas uma etapa.
Problemas se acumulam
A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, ontem, considerou legal a greve dos trabalhadores da Educação contra a retomada das aulas presenciais em Florianópolis.
Ainda com limites
Cada município vai se adequando: oito parques de Belo Horizonte voltam a receber visitantes durante quatro dias da semana. O funcionamento é de quinta a domingo. Os interessados precisam fazer agendamento para garantir o acesso.
Retomada do crescimento
Encontro virtual, realizado na manhã de ontem, atualizou os projetos do Cresce RS. Participaram o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza; o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Eduardo Krause; o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, além de representantes dos demais órgãos que integram a iniciativa.
Pé no acelerador
Entre os projetos monitorados pelo Cresce RS estão a certificação do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação, a regulação compartilhada das bases remotas do SUS, programas de apoio à Fronteira, a extensão da pista do aeroporto Salgado Filho, concessões rodoviárias e ferroviárias, a segunda ponte do Guaíba, a duplicação da BR 116, a geração de energias renováveis e o porto de Estrela.
Reconhecimento
Hoje é o Dia do Ferroviário, que recorda a inauguração do trecho de 14 quilômetros da Estrada de Ferro Petrópolis, a 30 de abril de 1854, a primeira do País. Iniciava-se no Rio de Janeiro em direção a Petrópolis. A pedra fundamental tinha sido lançada pelo imperador Dom Pedro II em agosto de 1852. A construção teve o empresário Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, como responsável. Os 45 quilômetros restantes foram concluídos décadas depois.
Causa apreensão
É sem precedentes e de extrema gravidade o ataque cibernético feito contra o sistema do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Desde a madrugada de quarta-feira, o sistema está fora do ar. Desembargadores, juízes e demais funcionários não ligam seus computadores.
Sobe muito
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel do país, registrou inflação de 1,51% em abril deste ano, taxa inferior aos 2,94% de março. Com o resultado, o indicador acumula taxas de inflação de 9,89% no ano e de 32,02% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas.
A negociação de valores dos contratos tem sido um dos caminhos trilhados.
Triste lembrança
Completam-se, hoje, 40 anos da tentativa de atentado a bomba no Riocentro. A 30 de abril de 1981, um militar morreu quando o artefato explodiu em seu colo. Outro se feriu. No Centro de Convenções, realizava-se show comemorativo ao Dia do Trabalho. Com o evento já em andamento, uma das bombas disparou dentro do carro onde estavam os dois militares, na área do estacionamento. Foi considerado episódio que ajudou a apressar a redemocratização do país, completada quatro anos depois, com a primeira eleição presidencial realizada em 24 anos.