O pior cenário

O maior risco de uma campanha curta, como a atual, é que se transforme num concurso de diatribes, xingamentos e impropérios. Um festival de destempero verbal. Em vez de atingir candidatos adversários, os eleitores acabam sendo os mais desrespeitados.

Para abrir as cortinas

A Assembleia Legislativa prestará um grande benefício ao Estado se criar uma comissão para analisar a desproporção entre a receita potencial e o que entra no cofre da Secretaria da Fazenda. Poderá constatar o tamanho de inúmeras formas de sonegação.

Obstáculos

A Comissão verá ainda como é complicada e vagarosa a cobrança dos devedores de impostos, tanto na fase administrativa como na judicial. Muitos contestam sem razão porque o sistema facilita a protelação. Basta recorrer a um escritório de advocacia.

Medo de complicações

Candidatos vão torcer para que não aconteçam, a 15 de novembro, episódios como longas filas nos locais de votação, atritos, xingamentos, desinformações, calor e urnas em quantidade insuficiente.

Costume

A única certeza no 2º turno é que partidos oportunistas vão leiloar apoio no balcão das mordomias.

É simples

O escritor russo Dmitri Mereshkovski, que viveu de 1866 a 1941, deixou a lição: “Aqueles que não aprendem com os erros da História estão condenados a repeti-los.”

Caso se arrasta

Em outubro de 1995, saiu do Palácio do Planalto a ordem para que a Caixa Econômica Federal liberasse empréstimos a Estados para pôr em dia os pagamentos atrasados dos servidores públicos. Como os governadores continuaram sem dinheiro, a devolução, anos depois, só ocorreu sob fortes ameaças.

Hoje, o socorro para o mesmo fim está proibido por lei.

Tiros pesados

A TV Senado, no dia 21 deste mês, registrará alguns pontos de audiência. O desembargador Kassio Nunes Marques, indicado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, vai se submeter à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Senadores da oposição armazenam munição para desgastá-lo. Começarão pelos problemas no currículo que apresentou.

Corrida paralela

Em Mato Grosso, além de prefeitos e vereadores, a 15 de novembro os eleitores escolherão novo senador. Onze candidatos se inscreveram para disputar a vaga.

Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato de Selma Arruda, do Podemos, e de seus suplentes por caixa dois de campanha e abuso de poder econômico. Selma é gaúcha, nascida em Camaquã.

Exige cuidado

Bastou o Banco Central liberar o cadastramento no Pix, semana passada, para os estelionatários encontrarem um prato cheio. Surgiram 40 páginas de golpistas para atrapalhar o sistema de pagamentos instantâneos e sem taxas bancárias, que substituirá o TED e o DOC a partir de novembro. Obtêm dados pessoais para futuras fraudes.

Confirmam o ditado: a ocasião faz o ladrão.

Um problema a mais

Decisão do Superior Tribunal de Justiça garantiu aos aposentados o direito de acesso à revisão do teto pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Refere-se à correção de valores feita pelo governo federal em 1998.

Em um país que não complica, bastaria o órgão público fornecer ao interessado o documento, comprovando o direito. No Brasil, cada um terá de recorrer ao Judiciário. É um dos motivos para que o número de ações, tramitando em todo o país, supere 100 milhões, tornando lenta a obtenção de sentenças.

Zombam da paciência

Falta abrir um campeonato para apontar o candidato que fará promessa de valor mais alto como auxílio emergencial no país. Ao vencedor será entregue o Troféu Pinóquio. Com as prefeituras em estado de falência, nenhum aponta a origem do dinheiro.

Está atenta

A Justiça Eleitoral de Passo Fundo determinou ao Facebook a remoção de publicação sobre pesquisa eleitoral fraudulenta de um perfil particular e aplicou ao responsável o pagamento de multa no valor de 53 mil reais.

Efeito da crise

Aumenta a dependência do sistema público: de março a julho deste ano, 327 mil contratos de planos de saúde particulares foram encerrados no país.

Grande avanço

Os olhos se voltam para São Paulo: seis regiões, incluindo a capital, tiveram quedas nos números da Covid-19, passando para a fase verde da quarenta. Os demais Estados e Municípios querem obter a receita.

Prova de excelência

O Programa Nacional de Imunização, criado há 47 anos, consolidou nosso País como o possuidor do maior esquema público do mundo. O próximo desafio será a aplicação da vacina contra o coronavírus.

Vai pegar fogo

As corporações vão enfrentar a mais difícil batalha de todos os tempos: evitar que a Frente Parlamentar da Reforma Administrativa inclua os atuais servidores na emenda à Constituição.

Compartilhe essa notícia: