O que é

O ensinamento do articulista Fernando Pedreira, exposto em 2001, continua vivo. Sobretudo no momento em que há muita turbulência e tentativas de calar setores da política brasileira:

Democracia é a liberdade de opinião, de defender a própria opinião. É o sistema que assegura aos cidadãos um grau suficiente de liberdade para permitir o entrechoque de forças divergentes ou contrapontos. É assegurar permanentemente o livre jogo das diferentes tendências existentes na sociedade.”

Entre outras funções, Pedreira foi diretor de Redação do jornal O Estado de São Paulo, de 1971 a 1977.

Poucos nos governos sabem

Professores em Faculdades de Economia explicam: o aumento de impostos não garante crescimento da arrecadação. É possível que isso venha a ocorrer no curto prazo, mas se a Economia não se torna competitiva, as atividades diminuirão mais ainda, faltarão empregos e cairá a receita de impostos.

Zona de alto risco

A formação de preços busca um difícil equilíbrio entre o custo real dos produtos e o valor que os consumidores se dispõem ou podem pagar por eles. É o princípio da estabilidade mantida pelo país nos últimos 25 anos. Oportunistas sem escrúpulos querem destruí-la.

Basta agir

O atual governo federal tem autoridade e instrumentos para evitar a repetição de erros de gestões anteriores que permitiram o surgimento e manutenção da espiral inflacionária, empobrecendo a maioria dos brasileiros.

Efeito zero

Os governos brasileiros tinham fascínio pelas mudanças, a maioria sem eira nem beira. Resultaram numa avalanche de novas regras e leis,  tumultuando as atividades das empresas e a rotina dos cidadãos. Desde 1986, sugiram os planos Cruzado 1, Cruzadinho, Cruzado 2, Bresser, Verão 1 e 2, Feijão com Arroz, Collor 1 e 2. Todos entregues em pacotes decepcionantes, contendo confisco, congelamentos, flexibilizações e desindexações.

Abrir as contas

O encaminhamento de soluções para Estados e Municípios deve começar pela divulgação do que recolhem em tributos ao governo federal e quanto do valor total retorna. O resto é chover no molhado.

Reconhecimento

O agrônomo mineiro Alysson Paulinelli, ministro da Agricultura de  1974 a 1979 e um dos pioneiros da moderna agricultura brasileira, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021. Promoveu a expansão e o fortalecimento da pesquisa agropecuária e a disseminação de tecnologias e conhecimentos adaptados aos trópicos por meio da Embrapa e das universidades agrárias.

Em busca do dinheiro

A Proposta de Emenda à Constituição 186/2019 é parte de um pacote apresentado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem como foco reduzir os gastos com a máquina pública em momentos de crise, liberando recursos para investimentos e também para despesas de emergência.

A outra fórmula conduz ao aumento de impostos.

Resume tudo

Sites e jornais divulgaram ontem: mesmo com perigo flagrante de nova onda de contaminação, Santa Catarina tem Carnaval de praias lotadas e colapso na saúde. O governador Carlos Moisés da Silva monta gabinete de crise diante do agravamento do cenário no Oeste do Estado.

Sempre em cartaz

Quem busca impeachment no Google encontra 170 milhões de referências. No Brasil, registra 37 milhões e 400 mil. A palavra apareceu pela primeira vez no século 14, quando Lorde Latimer foi alvo de um processo no Parlamento inglês. Desde então, não parou mais.

Há 5 anos

Notícia de 17 de fevereiro de 2016: “O Supremo Tribunal Federal decidiu mudar sua jurisprudência e passar a permitir que, depois de decisões de segundo grau que confirmem condenações criminais, a pena de prisão já seja executada. O relator foi o ministro Teori Zavascki. Com isso, o plenário voltou à jurisprudência vigente até 2010, data em que o Tribunal decidiu que a Constituição é literal ao dizer, no inciso LVII do artigo 5º, que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Compartilhe essa notícia: