Perspectiva sombria

Há décadas, eram chamados de tubarões. Hoje, a identificação se dá de forma direta: são oportunistas.

A pandemia levava a supor um quadro recessivo e consequente diminuição dos preços. A menor quantidade de dinheiro em circulação sempre implica na redução da procura. Mesmo assim, aumentam, fazendo com que o fantasma da inflação ressuscite.

Dados

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 4,41 por cento nos primeiros dez dias de setembro. No mesmo período de agosto, o índice havia registrado 1,46 por cento. Em 12 meses, a taxa passou de 11,61 para 18,01 por cento.

É preciso resistir

A responsabilidade dos governos e da sociedade é conter abusos e manter patamares razoáveis para os produtos básicos. Foi assim nos últimos 25 anos. Não há motivo para mudar.

Constatação do limite

O médico Miguel Torres, em artigo publicado ontem no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, resume a tragédia do coronavírus:

“Tomando de assalto a todos nós, atingiu em cheio nossa falsa ilusão de que os inacreditáveis avanços da moderna tecnologia protegeriam nossa integridade física, nos mantendo a salvo das epidemias do passado.”

Criatividade

A Tailândia, com 70 milhões de habitantes, tem um dos menores registros de coronavírus: 3 mil e 454 infectados com 58 mortos. Entre as inúmeras medidas adotadas, consta um aplicativo que mostra a lotação dos shoppings e supermercados. A consulta, antes de sair de casa, garante que os consumidores fugirão das aglomerações.

Exercício de futurologia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, estima que a economia para os cofres públicos será de 300 bilhões de reais em dez anos com a reforma administrativa. É um argumento para tentar convencer senadores e deputados federais a aprovarem o projeto. Porém, não se sustenta. Em nosso país é difícil prever o que acontecerá nos próximos meses, quanto mais em anos.

Sem controle

Atendendo pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Conselho Nacional de Trânsito proibiu os radares ocultos em todo o país. Todas as vias monitoradas deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com medidores sempre visíveis. A localização deverá ser divulgada na Internet. A regra entrará em vigor a partir de 1º de novembro deste ano.

Resumo: nos demais trechos, motoristas irresponsáveis poderão voar.

Mudança de hábito

A pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil mostra que 52,5 por cento dos profissionais da área trabalham no espaço dos próprios clientes; 22,9 atuam em home office ou coworkings e apenas 24,6 mantêm escritórios próprios.

Uma por dia

As bombas não param no Rio de Janeiro: o Ministério Público e a Polícia Civil fizeram buscas, ontem pela manhã, na casa do prefeito Marcelo Crivella e no Palácio da Cidade, onde ele despacha. Agentes apreenderam seu telefone celular, onde estariam registros de um esquema de propina.

Antes tarde do que nunca

A Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção, da Câmara dos Deputados, protocolou ontem nove projetos de lei baseados em sugestões do movimento Unidos Contra a Corrupção, que reúne cerca de 300 instituições relacionadas ao tema.

Aqui estão

Os projetos contra corrupção que terão andamento: 1) permite a punição de prestadores de serviços públicos por improbidade administrativa; 2) responsabiliza partidos por irregularidades nas contas dos candidatos; 3) torna os partidos políticos passíveis de punição por lavagem de dinheiro; 4) define em 10 anos o prazo prescricional para o crime de improbidade administrativa; 5) criminaliza pessoas jurídicas pela prática de atos de corrupção privada; 6) permite desconto na remuneração de agente público envolvido em corrupção; 7) modifica regras e prazos da prescrição penal; 8) exige mecanismos de controle e auditoria de empresas interessadas em licitações; 9) pune com até 6 anos de reclusão o integrante de empresa envolvida em corrupção.

Ausência de bússola

A cada começo de campanha eleitoral, uma frase famosa do jornalista inglês Gilbert Chesterton (1874-1936) é lembrada: “Não é a solução que eles não conseguem ver, mas o problema.”

Encaixa-se no perfil de muitos candidatos.

Compartilhe essa notícia: