Prioridade

Na sessão noturna de ontem, marcada por discursos de baixo nível, Arthur Lira, do Progressistas, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Obteve 302 votos, derrotando Baleia Rossi, do MDB, que não passou dos 145 votos.

Para a população, deve ser mais importante conhecer detalhes do Plano Nacional de Imunização do que o resultado da corrida pelo poder.

Mais um round

No Senado, também ontem, o MDB sofreu derrota: Simone Tebet somou 21 votos. Rodrigo Pacheco, do DEM, elegeu-se presidente do Senado. Atingiu 57 votos, 16 a mais que os 41 necessários.

Repetirá a receita

Não há indícios de que o Congresso Nacional deixará de ser a Casa do Rocambole, famoso bolo de pão de ló, recheado e enrolado sobre si mesmo.

Pedras do caminho

Na retomada do desenvolvimento, a nação espera dos parlamentares em Brasília o cumprimento do dever, que não ocorreu até hoje: rompam o círculo vicioso da burocracia. Uma rede inesgotável e cansativa de formalidades que atravanca os que pretendem empreender.

Cartórios, taxas, guias, carimbos e tudo o que existe de empecilhos. É um conjunto que consome tempo, dinheiro e desestimula a atividade produtiva.

Agulha em palheiro

Será que entre 513 deputados federais e 81 senadores não há um grupo que conheça o assunto e tome coragem para reformular o sistema tributário? Não percebem que é confuso, pouco eficiente e superdimensionado, precisando de simplificação?

Disparada

Quase 1,5 milhão de cilindros de oxigênio são necessários todos os dias em países de baixa e média renda para suprir a demanda extra gerada pela pandemia, de acordo com o Rastreador da Covid-19. No Brasil, atinge 340 mil cilindros extras.

Temperatura sobe

O Supremo Tribunal Federal abriu ontem os trabalhos após o período de recesso. O presidente, ministro Luiz Fux, mandou torpedo contra o negacionismo: “A prudência vencerá a perturbação e a racionalidade vencerá o obscurantismo.” Ao seu lado estava o presidente Jair Bolsonaro.

Abrem-se as cortinas

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais lança, neste mês, nova plataforma de consulta pública sobre obras municipais e estaduais. Pelo Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas, qualquer interessado poderá conferir o andamento de obras, desde o processo licitatório até a conclusão.

Exemplo deveria ser seguido por todos os Tribunais.

Girava a metralhadora

Benjamin Constant viveu de 1836 a 1891. Foi um dos principais articuladores do levante republicano de 1889. Com a deposição do Império, ocupou o cargo de ministro da Guerra e, depois, da Instrução, no governo provisório. Nunca perdeu a característica de crítico. Uma de suas declarações: “Os depositários do poder tem uma desagradável disposição de considerar tudo, exceto eles próprios como uma facção. Às vezes, colocam a nação nessa categoria.”.

Grande desafio

Há uma estimativa de que, em famílias com nível reduzido de instrução, 55 por cento não têm acesso à Internet. Cria-se, então, um círculo vicioso: os filhos não estudam por falta de tecnologia e não há o recurso da tecnologia por falta de estudo dos pais.

Vão esperar

Bariloche lamenta a proibição da entrada de estrangeiros na Argentina até o dia 28 deste mês. O movimento em agências de turismo, hotéis, restaurantes e áreas de lazer caiu para zero. A média mensal em 2019 foi de 50 mil brasileiros.

Há 60 anos

Com o desembarque dos passageiros no porto do Recife, a 2 de fevereiro de 1961, chegou ao fim o primeiro sequestro político de um transatlântico na história contemporânea. A 21 de janeiro, o Santa Maria, um dos maiores navios de passageiros da Europa, foi dominado em águas territoriais da Venezuela por 24 exilados políticos portugueses e espanhóis, que faziam oposição aos governos de Portugal e Espanha.

Compartilhe essa notícia: