Quem vai responder?

Economistas estrangeiros costumam indagar: o que acontece com o Brasil que não está na lista dos mais desenvolvidos em todos os rankings? Em seguida, citam: o país tem extensão continental com terras férteis; pecuária com o maior rebanho bovino do mundo; indústria considerada forte, que produz itens de alta tecnologia. Na fabricação de aviões, ocupamos a terceira posição.

Podem ainda ser acrescentadas algumas dezenas de áreas nas quais se destaca e que deveriam fazer do Brasil uma economia forte, uma potência.

Saem governos, entram governos e a pergunta segue sem resposta.

Reconhecimento a quem preserva a vida

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, ontem, os 90 anos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers-RS). A iniciativa foi da Mesa Diretora, aprovada por unanimidade pelos vereadores.

O presidente do Simers, Marcelo Matias, que estava acompanhado pelo vice-presidente, Marcos Rovinski, agradeceu, lembrando que a entidade foi criada por múltiplas mãos e destacou os médicos fundadores do Sindicato. Acrescentou: “Temos, no sangue, o empenho e a luta, sete dias por semana, e é fundamental saber que o Sindicato só existe por causa da Medicina e, em primeiro lugar, em razão dos nossos pacientes, que nos dão a honra de acreditar no nosso trabalho.”

O Simers hoje é o maior Sindicato do Brasil e da América Latina.

Depende da produção

Estimativa dos pesquisadores da Universidade de Duke, Estados Unidos, publicada pelo jornal The New York Times: serão necessárias 11 bilhões de injeções para vacinar 70 por cento da população mundial como patamar para a imunidade.

Para amplo conhecimento

Partidos políticos que têm compromissos com os eleitores deveriam incluir em seus sites, que só fazem autoelogios, um capítulo especial para explicar expressões. Por exemplo: taxa Selic é receita de vitamina de banqueiro; déficit no orçamento ocorre quando as despesas elevadas do governo superam as receitas; desvalorizar o real frente ao dólar provoca alta dos preços e prejudica salários dos trabalhadores. E por aí vai…

Prova da existência

Detentores de mandatos, de vez em quando, captam os ruídos que vêm do Brasil profundo, representado pelos que trabalham muito, falam pouco, sendo constantemente esquecidos. São os que dão, de vez em quando, sustos na turma que acredita no imobilismo e na inação.

Aquisição de conhecimentos

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, comemorado desde 1977. O Brasil tem mais de 3 mil abertos, desde os que contam a história do país e guardam costumes aos que projetam o futuro com novas tecnologias. O Museu do Louvre, em Paris, é o primeiro colocado no mundo: recebe 9 milhões e 335 mil visitantes por ano.

Ausência foi alta

No Chile, a partir de junho, começará a ser redigida nova Constituição. Domingo, foram eleitos os 155 representantes para a tarefa. Candidatos independentes obtiveram 46 por cento dos votos. As duas chapas de esquerda somaram 33,2 por cento. A coalizão de governo Vamos por Chile, de centro-direita, ficou com 20,8 por cento.

A abstenção foi de 56,6 por cento em um colégio eleitoral de 14 milhões e 900 mil eleitores.

Compartilhe essa notícia: