O que são os partidos?
O placar eletrônico da Assembleia Legislativa, na votação sobre alíquotas do ICMS, demonstrou que muitos deputados decidiram conforme contingências e eventuais convicções pessoais. Deixaram de lado princípios e determinações dos partidos a que pertencem.
Longe dos cofres públicos
Quem paga impostos fica mais do que intrigado: as atividades que operam à margem das legislações e das regulamentações, afetando os setores formais no país, representaram 1 trilhão e 200 bilhões de reais este ano. O valor equivale a 17,1 por cento do Produto Interno Bruto. O levantamento foi feito pelos Institutos de Ética Concorrencial e Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas. Acompanham o crescimento desde 2003.
O resultado evidencia a necessidade urgente da reforma tributária.
Sem quebra do hábito
Aparentando cansaço, após meses em que trabalharam pouco, os Parlamentos, de Norte a Sul do País, entram em recesso. Retornarão em fevereiro como se tudo estivesse na mais perfeita ordem, mantendo o velho ditado: os problemas da gestão pública podem esperar.
Revezamento de vereadores
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir de 1º de janeiro, será Márcio Bins Ely, do PDT. Em 2022 passará o cargo para Idenir Cecchin, do MDB. Tanise Sabino, do PTB, assumirá em 2023. Caberá ao PSDB indicar o presidente, ainda não definido, para 2024.
Tem experiência
O governo do Estado pretende ter um secretário especial para encaminhar a revitalização do Cais Mauá, de Porto Alegre. José Fortunati está sendo cogitado.
Não para aí
Para combater a pandemia, o governo federal já pagou despesas no valor de 509 bilhões e 100 milhões de reais. Dado do Siga Brasil, portal da transparência que verifica a execução orçamentária, atualizado diariamente pela Consultoria do Senado.
Várias frentes
A segunda parcela do 13º salário repassou 94 bilhões de reais aos trabalhadores em todo o país este mês. Levantamento da Confederação Nacional do Comércio mostra que 30,3 por cento serão usados para pagamento de dívidas. Gastos no comércio representarão 30,2 e serviços, 29,5. Cerca de 10 por cento para a poupança ou gastos futuros.
Chega a todos
A Antártica era o único continente livre da Covid-19. Segunda-feira, testes mostraram que 36 integrantes da base do Exército do Chile na região foram contagiados.
Divididos
Investidores seguem com um olho nos índices das maiores Bolsas de Valores do mundo, que sobem, e outro na nova cepa do coronavírus, identificada no Reino Unido. Esperam que não provoque mais mortes e não atrapalhe os negócios.
Marcação cerrada
O presidente Jair Bolsonaro encerra o segundo ano de mandato com 59 pedidos de impeachment contra ele protocolados na Câmara dos Deputados. No período da pandemia, foram 49. Nenhum teve andamento por falta de base, conforme avaliação da mesa diretora.
O número só não é maior do que os pedidos contra a ex-presidente Dilma Rousseff, que chegaram a 68. De 2003 a 2010, durante o governo Lula, somaram 37.
Há 20 anos
“O presidente da República tem pronta estratégia para votar as reformas tributária e política”.
Foi a manchete dos jornais a 24 de dezembro de 2000. Fernando Henrique Cardoso deve ter passado uma noite com sonhos animadores para anunciar com tanta convicção. Os projetos seguem na fila.
Pela primeira vez
A 24 de dezembro de 1925, o presidente da República, Arthur Bernardes, assinou ato concedendo 15 dias de férias a comerciantes, industriários e bancários sem prejuízo dos salários.
Desejo
Feliz Natal e Boas Festas aos estimados leitores e leitoras.