Sistema imobilista
Nada indica que o ritmo de análises e votações de temas vitais, no Senado e na Câmara dos Deputados, mudará com os novos dirigentes. Deverá persistir a incapacidade de tomar decisões e a fobia ao trabalho.
15 anos depois
A vitória do deputado federal Arthur Lira, que passa a comandar a Câmara, fortalece o presidente Jair Bolsonaro, que se empenhou na campanha, e o Progressistas. A última vez que o partido ganhou a eleição tinha sido em 2005 com Severino Cavalcanti. Ficou no cargo por apenas sete meses. Saiu acusado de corrupção.
Não se contiveram
Com máscaras, sim. Porém, a sessão de votação na Câmara, segunda-feira à noite, deu um espetáculo de aglomeração irresponsável de deputados federais, assessores e penetras. Houve de tudo: conversas ao pé do ouvido, apertos de mãos, abraços, beijos na face e tudo mais que os protocolos de saúde não recomendam.
Cada vez mais atual
A frase vem desde a Antiguidade: se quem governa não dá o exemplo, pouco se pode esperar dos governados.
Demonstração de força
Após dois anos com Davi Alcolumbre, o DEM seguirá comandando o Senado ao eleger o mineiro Rodrigo Pacheco. O partido totalizará quatro anos, como Antônio Carlos Magalhães, que ficou na presidência de 1997 a 2001, quando a sigla era PFL.
Baques
O MDB foi mal no ano passado. Elegeu 784 prefeitos, 260 a menos do que em 2016. Agora, perdeu as corridas para o Senado com Simone Tebet e à Câmara dos Deputados com Baleia Rossi.
Mesma tecla
A repetição de métodos de cooptação nas campanhas para as presidências do Senado e da Câmara faz lembrar uma frase bem humorada do matemático e historiador Bertrand Russell: “Por que cometer erros antigos, se há tantos novos para escolher?”
Diferença
A agressividade de alguns na tribuna contra Bolsonaro, antes da votação de segunda-feira, esteve muitos decibéis acima dos pronunciamentos do deputado federal Carlos Lacerda, ocorridos na primeira metade da década de 1950, e que desestabilizou o presidente Getúlio Vargas. Só que Alexandre Frota e Kim Kataguiri não são Lacerda, cujos discursos estão em livro.
Enigma
O que não foi entendido em Brasília com relação à vacina contra pandemia: é uma corrida de curta distância e em alta velocidade.
Na terra do absurdo
Respiradores, medicamentos e oxigênio superfaturados com a desculpa esfarrapada de que os preços obedecem à lei da oferta e da procura.
Será que entenderão?
O Padre Antônio Vieira, em 1655, durante o Sermão da Sexagésima, disse: “Palavras sem obras são tiros sem balas. Atroam, mas não ferem.” Mensagem direta aos políticos que se transformaram hoje em reis da oratória vazia.
Comparação
Alunos de Faculdades de Direito costumam ficar surpresos, quando professores expõem sobre a Constituição dos Estados Unidos, aprovada em 1789 e que se mantém até hoje com poucas emendas. Compreendem que se tornou um dos respaldos para a prosperidade, a riqueza e o modo de vida de uma grande nação. Quanto ao Brasil, a maioria conclui tratar-se de um tobogã constitucional, tantas foram as mudanças.
Passará a jato
A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em alta e, ao longo deste mês, terá apenas 18 pregões.