Vai continuar

Com dois votos favoráveis e um contrário, a comissão processante da Câmara Municipal de Porto Alegre, composta pelos vereadores Hamilton Sossmeier (PTB, presidente), Alvoni Medina (Republicanos, relator) e Ramiro Rosário (PSDB), aprovará, segunda-feira, o relatório favorável ao prosseguimento do processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Outro

O deputado estadual João Amin, do PP, foi escolhido por unanimidade, ontem, presidente da comissão que analisará o impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, do PSL, e da vice, Daniela Reinerh.

Complica-se

Desde que Moisés assumiu, foram protocolados na Assembleia Legislativa sete pedidos de impeachment por crime de responsabilidade. Entre eles, a questão salarial de procuradores, a tentativa de contratação de hospital de campanha e a compra de 200 respiradores artificiais com pagamento antecipado de 33 milhões de reais.

Território do atraso

O site de notícias do Senado destaca: “Setores econômicos pedem simplificação e redução da carga tributária.” Repete-se há 30 anos e não sai do lugar.

Tecnocratas do governo federal gostam de praticar o ditado: deixa como está para ver como é que fica.

Segundas intenções

Já se passaram duas semanas desde que autoridades sanitárias de Shenzhen, na China, anunciaram ter detectado, em embalagens de um lote de carne de frango de origem brasileira, vestígios do coronavírus.

Sem que formalizassem a descoberta, seguiu-se um silêncio. No enredo, falta um pedido de desculpas.

No vazio

Em julho, o Equador foi o alvo dos chineses em circunstâncias muito parecidas, quando disseram que detectaram o vírus em pacotes de camarão. Ficou tudo por isso mesmo. Faltaram elementos probatórios para confirmar a denúncia.

Haverá transparência

A Assembleia Legislativa aprovou quarta-feira, por unanimidade, projeto do deputado Tenente-Coronel Zucco que prevê total transparência para todos os dados de obras públicas estaduais. O acesso ocorrerá pelo Sistema de Controle de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, usando a Internet.

Os detalhes

O projeto exige que fiquem disponíveis informações como cópia do edital de licitação, prazo de início e fim da obra, identificação do fiscal do contrato, os órgãos responsáveis, valores já pagos, o cronograma de execução e atualizações, as etapas previstas, as medições atualizadas e fotos, entre outros dados.

Cuidados com a vida

O advogado Moises Renato Gonçalves Prevedello assume como novo diretor Administrativo e Financeiro do Grupo Hospitalar Conceição. Referência no atendimento do Sistema Único de Saúde conta com equipe de 9 mil e 584 profissionais, sendo responsável por cerca de 1 milhão e 400  consultas e outras 33 mil cirurgias anuais. Em exames, o Grupo totaliza cerca de 4 milhões e 3 mil por ano.

Prevedello, natural de Cruz Alta, era chefe da Assessoria Jurídica do Grupo.

Boa iniciativa

O voluntariado é o tema do Podcast Simers número 17 do Simers. No Brasil, o Dia Nacional do Voluntário, criado em 1985, é comemorado a 28 de agosto. O NAS, braço estudantil do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, organiza todos os anos o Trote Solidário. A iniciativa já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos e produtos de higiene, doados a dezenas de entidades assistenciais em todo o Estado.

É só acessar

O podcast sobre voluntariado tem a participação do diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinicius Souza, e da vice-presidente do Núcleo Acadêmico, Scarlet Orihuela. O conteúdo está disponível, a partir das 11h de hoje, no site do Simers e também no YouTube e Spotfy.

Não olha para si

Cada ex-presidente da República, hoje, tem à disposição seis servidores públicos, sendo quatro recebendo de 10 mil e 373 reais, mais dois com 13 mil e 623 reais por mês. Não deixa de ser um exagero. A Câmara dos Deputados discute a redução à metade, mesmo que seu orçamento anual seja de 6 bilhões e 265 milhões este ano.

Compartilhe essa notícia: