Vaidade acima de tudo

Prefeitos e governadores perderam a noção do bom senso e brigam para garantir o título de primeiro a aplicar a vacina contra Covid-19 no país. Acordos feitos no final do ano foram abandonados, há muitas forças influindo nos bastidores e nenhum quer abrir mão, pensando nas eleições de 2022 e 2024.

Sucessão

Um dos três prefeitos, filiados ao Progressistas, assumirá a presidência da Famurs no meio deste ano: Eduardo Bonotto (São Borja), Mario Augusto de Freire Gonçalves (Dom Pedrito) e Helton Barreto (General Câmara).

Para disciplinar

A vereadora Monica Leal, da bancada do Progressistas, protocolou acréscimo no regimento interno da Câmara Municipal de Porto Alegre, exigindo que “todos, especialmente os parlamentares, devem se postar de pé e em posição de respeito durante a execução dos Hinos Nacional e Riograndense”. Acrescenta: “São símbolos que representam a Nação e o Estado, a Pátria e terra, expressando o espírito cívico dos brasileiros.”

Congestionamento

O número recorde de 846 pretendentes à Câmara Municipal de Porto Alegre rende narrativas inusitadas. Um dos candidatos, como fizeram muitos, desistiu das visitas e apelou para o telefone. Ligou para um amigo:

“Como faço em todas as eleições, peço mais uma vez o teu voto e tu nunca me negaste. Posso contar de novo?

A resposta: “Não vai dar.”

Surpreso, quis saber o motivo da mudança, que veio em um segundo: “É que eu mesmo vou concorrer.”

Extenuante

Outro candidato citou as dificuldades nos contatos pessoais: “Eu sou conhecido mas de máscara quase ninguém sabia quem eu era. Eu estendia a mão e, me criticando, apontavam o cotovelo. Quando eu cumprimentava com o cotovelo, me achavam pedante e queriam que desse um aperto de mão e um abraço. Chegou um momento em que resolvi parar um pouco.”

Bolso furado

O colunista Marcos de Oliveira, do Monitor Mercantil, noticia:

“De agosto de 1999 a dezembro de 2020, os trabalhadores deixaram de ganhar 500 bilhões de reais na atualização monetária do saldo do Fundo de Garantia (FGTS), pois a Taxa Referencial não repõe as perdas inflacionárias. Quem recebeu salário mínimo nos últimos 21 anos deixou de ganhar 8 mil e 877 reais. Com o objetivo de mudar o quadro, o Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador iniciou ontem uma campanha para a realização de uma ação coletiva, visando a recuperação das perdas.”

A ação pressionará o Congresso Nacional a trocar a taxa de atualização monetária para o INPC. Desde setembro de 2017 a TR é zero.

Inovou

Joinville, conhecida como Manchester Catarinense, foi a primeira cidade do país em que o Partido Novo ganhou a eleição. Para nomear 16 secretários, o prefeito Adriano Silva abriu inscrições. Surgiram 1 mil e 500 candidatos e a escolha exigiu peneira fina.

Gesto civilizado

Nos países de mais sólida tradição democrática, a oposição propõe sempre. É o que fará a maioria Partido Republicano no Congresso norte-americano, desprezando a ala louca dos trumpistas.

Humilhante

A conspiração continuísta, esboçada nos Estados Unidos, é um dos exemplos mais grosseiros e estúpidos da história política. O país, que se vangloriava de ter uma democracia exemplar, vira chacota mundial.

Só no papel

O organograma indica a existência de uma Secretaria Municipal de Ordem Pública na Prefeitura do Rio de Janeiro. Ordem Pública no Rio? Difícil acreditar que exista. As grandes aglomerações, durante a pandemia, comprovam que a Secretaria não passa de ficção.

Isolamento

Cuba desenvolve vacinas contra Covid-19: a Soberana 1 e Soberana 2. Estão próximas da fase 3 dos testes, mas nenhum outro país manifestou interesse.

Deverão ficar no limite dos 111 mil quilômetros quadrados da ilha.

Compartilhe essa notícia: