Vocação para o mandonismo
Muitos prefeitos eleitos, ao formarem secretariados, sonham com perfil: os que não discutem, não duvidam e não divergem.
Não é difícil encontrar.
Novela conhecida
A cada nova gestão o risco é cair na ilusão das falsas prioridades. Acaba se tornando a versão para adultos de contos como Chapeuzinho Vermelho e Gato de Botas.
Foco desvirtuado
Os administradores públicos costumam mais procurar explicações para os problemas do que saber como eles são de fato.
Está muito claro
O sistema tributário brasileiro, um dos mais complicados do mundo, modifica-se ou em um prazo mais curto do que se imagina a conta da sonegação ficará insustentável.
Nesta terça-feira, o placar eletrônico quantocustaobrasil.com.br atingiu 600 bilhões de reais. Até hoje pela manhã, subiu 3 bilhões e 330 milhões. Quantia total de impostos que deixou de entrar nos cofres públicos desde janeiro de 2021.
Queda
Números nos Estados começam a ser abertos. A indústria de Minas Gerais teve desempenho negativo sem precedentes em termos de produção este ano. Balanço apresentado ontem pela Federação das Indústrias aponta retração de 3,9 por cento no Produto Interno Bruto.
Página nova
Ao lançar ontem o plano nacional de vacinação, o presidente Jair Bolsonaro preferiu passar uma borracha nas encrencas recentes: “Se algum de nós exagerou, foi no afã de buscar solução.”
O passo seguinte precisa ser a retomada do crescimento da Economia. Brigas de bastidores levam a nada. No máximo, massageiam a vaidade.
Pé no acelerador
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defende o cancelamento do recesso parlamentar de janeiro para que sejam votadas propostas de combate à pandemia e medidas de ajuste fiscal.
No final do seu mandato, quer recuperar o tempo perdido. A Câmara praticou o recesso branco ao longo do ano.
Fase de consultas
Durante entrevista recente à TV Bandeirantes, o presidente Bolsonaro comentou sobre a dificuldade em criar o Aliança pelo Brasil e indicou que definirá a filiação a algum partido em março. Por enquanto, tem conversado com dirigentes do PP, ao qual esteve vinculado até 2016, e do PTB, além de outros pequenos.
Sucesso na gestão
Com eleição on line, inédita nos seus 217 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre reconduziu o atual Provedor, Alfredo Guilherme Englert, a mais um mandato, que irá até 2023. Englert ingressou na Magistratura como primeiro colocado em concurso público. Atuou em várias comarcas do Estado. Promovido a desembargador, foi vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
Até que um dia…
Desde ontem, o site da Confederação Nacional dos Municípios (cnm.org.br) permite a consulta dos valores que as prefeituras receberão para compensar perdas com a desoneração de produtos destinados à exportação. É a famosa Lei Kandir, de 1996, desprezada por muitos anos pela União. Após aprovação pelo Congresso, só falta a sanção presidencial.
Exagero sem constrangimento
Em aulas de cursos de nível superior, professores criticam a profusão descontrolada das medidas provisórias, sem atentar para os requisitos de relevância e urgência, previstos no artigo 62 da Constituição Federal. Fazem com que o Executivo exerça a função atípica de legislar. Passou-se mais um ano e o Congresso não se encorajou para enfrentar o problema.