Zona do perigo
O boletim Focus, do Banco Central, emitido segunda-feira, mostrou que a inflação em 2021 deverá subir para 5,06 por cento. É o sexto aumento seguido que economistas fazem para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), superando a meta do governo para o ano. Na semana passada, estava em 5,04 por cento. De grão em grão, a inflação enche o papo. Não é um bom sinal. Cabe ao governo federal não perder tempo e entrar no jogo, pressionando setores produtivos, muitos dos quais são conhecidos oportunistas.
Apesar de tudo
Os Barômetros Globais da Economia sobem em maio de forma expressiva pelo terceiro mês seguido, sinalizando aceleração do nível de atividade global ao longo do primeiro semestre de 2021. Todas as regiões pesquisadas registram melhora nas expectativas em relação ao futuro. A análise é do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas no documento Barômetro Global Coincidente, divulgado ontem.
Chance perdida
O polo naval de Rio Grande e São José do Norte, instalado e com todas as condições de produção, lamenta: a Petrobras assinou contrato com a empresa Keppel Shipyard Limited, de Singapura, para construção da P-78, sétima unidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Mais uma decisão para criar empregos no exterior.
Não há outra saída
Sergio Moro tem toda a razão em dizer: “O combate à corrupção precisa ser enfrentado da mesma maneira que o Brasil enfrentou a inflação.”
Antes que perca
O Brasil tem o 16º maior litoral do mundo. São 7 mil e 491 quilômetros dos quais muitos desocupados, mal aproveitados e invadidos. O governo federal tem agora um projeto, denominado Praias do Brasil, para atrair investimentos para essas áreas com potencial turístico. A estimativa inicial é de que poderá locar ou vender 50 mil áreas. Começará pela Bahia com 932 quilômetros de litoral. Se der certo, prosseguirá para outros Estados. O Rio Grande do Sul tem 623 quilômetros.
Valorização do livro
O Prêmio PublishNews, a mais importante celebração do mercado literário brasileiro, é uma tradição. A divulgação dos resultados e entrega dos troféus acontecerá em cerimônia virtual amanhã. Na categoria Profissional de Vendas e de Marketing do Ano, há cinco finalistas: Eduardo Krause (Dublinense), Marcelo Levy (Todavia), Neyde Côrtes (Sextante), Priscila Ceconelo Silva (Citadel) e Wendel Isler (Catavento). O voto dos livreiros tem peso dois e os votos populares, peso um.
A Dublinense criou um link direto à página de votação: bit.ly/votenoestagiario
Em discussão
A comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisa o projeto de lei 399/15 sobre medicamentos formulados com Cannabis, reúne-se às 10h de hoje para votar o parecer final do relator, deputado Luciano Ducci.
Mais uma tragédia
O vírus da bestialidade está solto: ao menos oito pessoas foram mortas e mais de 20 ficaram feridas em uma escola de Kazan, na Rússia, hoje. Um agressor de 19 anos foi preso. A Associated Press e Interfax se referem a sete crianças e um professor. A agência de notícias estatal russa Novosti afirma que 11 pessoas morreram. Testemunhas dizem ter ouvido uma explosão e depois os tiros.
Onde vai parar?