A propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV começará a 26 de agosto. Falta muito, mas entidades representativas da sociedade civil se antecipam. Cansadas de bravatas e retóricas oportunistas buscam encaminhar um pedido à Justiça: a concessão de espaço diário, logo após as manifestações dos candidatos, intitulado “Só falta dizer como”. Será negado, mas é um direito da cidadania e sobre o qual não resta dúvida.

Final incerto

No fio da intransigência, a escolha do candidato do MDB ao governo do Estado segue com provocações que tecem desentendimentos crescentes. Militantes inconformados com o imbróglio, desabafam: em panela que muito se mexe…

Na balança

A janela partidária rendeu pouco ao MDB na Câmara, que aumentou a bancada de 34 para 37 integrantes. Perdeu sete deputados federais: três foram o União Brasil, dois para o PSD, um para o PP e um para o Republicanos. Entre os 10 que entraram no partido, está Enrico Misasi , de São Paulo, que fez mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Saltou antes

A Universidade norte-americana de Harvard começou, no sábado, a sabatinar os candidatos ao Palácio do Planalto. No Brasil, com os ânimos acalorados, será difícil conter os auditórios.

Quem tomará a iniciativa?

Se algum movimento social, que se autodenomina linha de frente, quiser provocar uma pororoca no Senado e na Câmara dos Deputados, basta anunciar uma campanha para acabar com as emendas parlamentares individuais. Representam a principal porta da política clientelista praticada em todo o país.

Parlamentares criam leis e fiscalizam. Distribuir verbas é tarefa do Poder Executivo.

Deve evitar intrusos

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado vai discutir às 10h30min de amanhã, em audiência pública solicitada por Paulo Paim, o projeto de lei 2.486/2021, que regulamenta a profissão de Educação Física. A Câmara dos Deputados já aprovou. Uma das preocupações é com a invasão de competência na fiscalização da atividade dos profissionais que atuam nos sistemas de ensino. O texto obriga professores da rede pública de ensino a fazer parte da base contributiva e fiscalizadora dos conselhos de Educação Física para que possam atuar na profissão.

Passividade vergonhosa

O primeiro ataque da Rússia à Ucrânia completa hoje 47 dias e a Organização das Nações Unidas não teve coragem de exigir um exame de sanidade do czar Vladimir Putin e seus asseclas que tomaram o poder e o dinheiro do povo.

Uma circunstância será fatal: o extermínio da Ucrânia se a Rússia vencer.

Consequência da guerra

Os preços mundiais das commodities alimentares tiveram aumentos significativos em março para atingir níveis recordes, à medida que o conflito entre Rússia e  Ucrânia continua atingindo os custos de energia e causando desacelerações na cadeia de suprimentos. O índice mensal de preços dos alimentos, divulgado sexta-feira passada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, subiu 12,6%, atingindo 159,3 pontos em março, em comparação com a base de 100 pontos para a média de 2014-2016, ajustada pela inflação.

A fonte é a Xinhua, agência oficial de notícias do governo da China.

Novo round

As projeções indicam que no 2º turno entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, marcado para o dia 24 deste mês,  os votos do candidato de extrema esquerda Jean-Luc Melenchon decidirão o futuro da França.

Ficou comprovado  

Mariano José Pereira da Fonseca, que se tornou conhecido como Marquês de Maricá, exerceu o cargo de senador do Império, de 1826 a 1848. Escritor e filósofo, definiu o que se evidenciou ao longo do tempo: “Os que menos sabem governar-se são os que mais ambicionam governar os povos.”

Compartilhe essa notícia: