O interesse da Câmara dos Deputados em resolver problemas fundamentais está demonstrado nos seguintes dados:

1) o início da reforma administrativa (Proposta de Emenda Constitucional 83/2020) está há mais de 200 dias pronto para ser votado.

2) A reforma tributária (Proposta de Emenda Constitucional 45/2019) foi para o plenário. Já se completaram mais de 400 dias e não teve mais movimentação.

3) O fim do foro privilegiado (Proposta de Emenda Constitucional 333/2017) aguarda votação há 1.300 dias.

Perde fôlego

O MDB não terá candidato próprio em Santa Catarina. Vai apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés, do Republicanos, e se contentará em indicar o vice.

Desde a redemocratização, o MDB elegeu os governadores Pedro Ivo Campos, Paulo Afonso Vieira, Luiz Henrique da Silveira (duas vezes) e Eduardo Moreira.

Poder embriaga

A mistura do público com o privado faz parte da História brasileira desde o Império até os dias atuais. A prisão do ex-ministro Milton Ribeiro é mais um capítulo. Convencido de que o Ministério da Educação poderia ser transformado numa ação entre amigos, esqueceu que existe o sistema de fiscalização.

Quase sempre há brecha

Ser preso e denunciado não significa tudo. De repente, salta de alguma cartola a fórmula para minimizar a eventual pena e o condenado volta à cena política com aplausos.

Diminuem os holofotes

Os oportunistas do setor de combustíveis festejam: o caso da prisão de Ribeiro tira das manchetes os preços abusivos. Eles torcem para que surja logo uma nova denúncia.

 

Chance de entendimento

O Colegiado Nacional da Federação PSDB-Cidadania tem 19 integrantes. Entre eles, Nelson Marchezan Júnior e Yeda Crusius, cujas relações estão atritadas há anos. Talvez, com as constantes reuniões daqui para frente, venham a reatar.

 

É pedir demais?

A expectativa: eleições sem fraudes, alianças com menos interesses, barganhas,  má-fé, conversa fiada de gente que não explica seu patrimônio e sua postura.

Recuperação

Os shoppings centers registraram a 13ª alta mensal consecutiva ao atingir elevação de 81,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O balanço, realizado pela Associação Brasileira do setor, teve como base o levantamento do Índice Cielo de Varejo. Em termos reais, quando descontada a inflação, o crescimento foi de 61,8%.

Dando voltas

Um cidadão chega à repartição: ”Quero reclamar contra a burocracia.”

A resposta da funcionária: “Preencha o formulário, anexe a documentação exigida, pegue a senha, protocole na central, pague as taxas, dirija-se ao guichê 10, aguarde 60 dias e volte para conferir se o seu pedido foi aceito.”

Desrespeitam

“Quem não fuma não é obrigado a fumar.” O lema de campanha nacional em 2014  deveria ter se tornado permanente, diante da constatação: a proibição do cigarro em locais fechados ainda não tem aceitação total.

Não funciona

De cada 10 adolescentes internados pelo sistema público de saúde para combater o vício do crack no Rio Grande do Sul, em média nove voltam a usar a droga até três meses após receberem alta.

Há 60 anos

A 23 de junho de 1962, a United Press International noticiou em Washington: “Documentos diplomáticos, mantidos em segredo até hoje, revelam como os Estados Unidos e o Brasil trabalharam em conjunto no ano de 1942 para anular um importante círculo de espionagem do Eixo na América Latina. Autoridades brasileiras, com ajuda de agentes do serviço secreto norte-americano, capturaram mais de 30 espiões e anularam as operações de outros 70 em atividade no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.”

Compartilhe essa notícia: