Aproxima-se a temporada das trocas de partidos, sem o risco de perder o mandato, como garante a lei. Entre os migrantes, há de tudo: gente séria, carreiristas, arrivistas e outros istas. Os mais experientes aconselham: ao entrar, verifique bem onde fica a porta de saída.

Fato comum

Ditado muitas vezes lembrado entre políticos de larga quilometragem: quem quer andar na areia movediça, quanto mais gesticula mais afunda.

Aviso que pode funcionar

A frase deveria estar afixada na maioria dos prédios públicos: a política tem a sociedade como seu fim.

Serviria como escudo para os que vão em busca de favores pessoais, como se o dinheiro arrecadado com pesados impostos pudesse ser jogado pela janela.

Bola de neve

Alguns governos têm feito muito para conter o déficit público, o que ainda é pouco diante da gravidade do problema.

A propósito, o governo federal pagou R$ 349 bilhões e 894 milhões de juros, de 1º de janeiro deste ano até a manhã de hoje, para rolar sua dívida que vem do século 19. Informação do site jurometro.com.br.

Subdesenvolvimento

A maioria da população brasileira está alijada do debate sobre questões nacionais verdadeiramente relevantes. O seu alheamento em relação a alguns processos fundamentais da vida democrática é assustador. Basta perguntar sobre os orçamentos municipais, estaduais e federal.

Pouco conhecido

O Novo lançou ontem o cientista político Luiz Felipe d’Avila à Presidência da República. Líderes do partido precisarão sair com o escolhido pela mão e apresentar, de cidade em cidade, dizendo que “este é o nosso candidato…”.

No exercício de hipóteses, a fogueira das vaidades impede o fortalecimento da terceira via. Descer do pedestal da auto-suficiência que inebria os partidos é tarefa quase impossível. Ao sonharem, afogam-se nas delícias do poder.

Exemplo a ser seguido

A oferta e a contratação de empréstimos ou financiamentos para aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica estão proibidos por lei em Santa Catarina.

Proposta idêntica tinha sido rejeitada há um ano. A pressão dos prejudicados levou agora à aprovação na Assembleia Legislativa e sanção do governador Carlos Moisés.

Acontece

No livro Ópera dos Vivos, o jornalista e radialista Jayme Copstein relembra com humor episódios ocorridos em Redações de jornais. Um deles:

“No fim do Império, o Jornal do Brasil, ao noticiar que Dom Pedro II havia fraturado uma perna, quis tranquilizar os leitores. Informou que o estado de Sua Majestade não inspirava cuidados, tanto assim que fora visto passeando na Quinta da Boa Vista, uma de suas residências, “apoiado em duas maletas”. Não houve quem não tivesse entendido: eram muletas, não maletas. Para não haver dúbias interpretações, pois o jornal era crítico contundente do imperador, divulgou, no dia seguinte, que não havia intenção de desrespeitar Sua Majestade Imperial. E que ele fora visto, sim, apoiado não em duas maletas, como fora noticiado, mas em duas mulatas.”

Alô, alô

Amanhã, será assinalado o Dia do Radioamador Brasileiro, atividade que se tornou hobby técnico e serviço de telecomunicação. É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades  para a intercomunicação, sem visar lucro. O Brasil tem 50 mil radioamadores, mesmo com a chegada de modernas tecnologias.

Preferido

Pesquisas mostram quais serão os produtos mais procurados pelos consumidores brasileiros no Black Friday, dia 26 deste mês. Seguindo tendências de anos anteriores, os smartphones lideram a lista.

Mudou

Houve tempo em que o governo federal enfrentava crises no mercado com a geração de empregos e a aplicação de recursos em obras públicas. A 4 de novembro de 1981, lançou um grande programa que incluía desde a pavimentação de estradas até a abertura de poços em todo o país. Mais recentemente, gestores se voltam à assistência e os orçamentos reservam muito pouco para obras.

 

 

Compartilhe essa notícia: