Relendo jornais, encontra-se o fio da história sobre o enfraquecimento do MDB. Entre maio e junho de 2003, inúmeras vezes a bancada gaúcha admitiu que não criaria atrito, mesmo sendo contrária à participação na gestão Lula por meio de cargos. O senador Pedro Simon investigou e disse: José Sarney e Renan Calheiros têm mais cargos no governo federal do que o petista Aloízio Mercadante.

Fica tudo explicado

Favor se retribui com outros favores. Um deles foi o apoio à reeleição do presidente Lula em 2006. Andando na carona, o MDB  perdeu a essência. A candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República, hoje, demonstra a despersonalização.

Dinheiro jogado fora

O site do Senado informa: “De 30 mil contratos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação desde 2007, mais de 3 mil e 600 estão inacabados ou paralisados, o que equivale a 12% do total. Considerando apenas as 2 mil e 500 obras classificadas como inacabadas, o órgão desembolsou pelo menos R$ 1 bilhão e 200 milhões até 2019. Desses projetos, 352 nem sequer chegaram a começar.”  O diretor de Gestão Articulação e Projetos Educacionais do Fundo, Gabriel Vilar, vai adiante: “Temos casos de obras que não foram iniciadas, mas houve o pagamento de 100% do recurso.”

Não adianta só denunciar. Quem fiscaliza e pune?

 

Na estratosfera

A pandemia prolongada e a invasão da Ucrânia têm preço brutal: em março do ano passado, a taxa básica de juros estava em 2%. Disparou para 13,25%

 

Desproporcional

Menos deputados federais: 513 em Brasília tornou-se exagero. Nos Estados Unidos, são 435 para 330 milhões de habitantes e ninguém acha pouco.

Demorou

Em 2006, a Câmara dos Deputados aprovou o fim da remuneração a mais para os parlamentares em períodos de convocação extraordinária. O projeto foi protocolado em fevereiro de 1995 e esperou 11 anos para obter aprovação. Depois, o autor, deputado Vicente Cascione, do PTB de São Paulo, reconheceu: “O clamor popular, a Imprensa, a opinião pública e o bom senso impediram o pagamento dessas verbas que poderiam resultar em até 19 salários em um único ano.”

Sem necessidade

       A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública na próxima terça-feira sobre projeto de lei que trata da abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. Já funcionam nos finais de semana com o Internet banking, aplicativo para smartphones ou computadores, em que é possível realizar várias transações sem precisar ir à agência. A aprovação, muito improvável, impediria o descanso semanal dos bancários.

       Reprise

       O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro torna-se personagem da famosa novela Prende e Solta.

       Contagem

Bayard Boiteux publicou, ontem, no Monitor Mercantil: “Prestes a completar 105 anos, desde que o Itamaraty abriu as portas para a primeira mulher diplomata, apenas 356 mulheres, 23% do total de 1.540 diplomatas, estão hoje na ativa. Fora que nunca chefiam postos estratégicos como Londres, Tóquio, Paris, para citar algumas representações.”

Compartilhe essa notícia: