A verdadeira reforma tributária só ocorrerá quando a União, os estados e os municípios orçarem com realismo o que precisam para cumprir as obrigações com a sociedade. O resto não passa de conversa fiada.
No Congresso Nacional, estão protocoladas mais de 100 propostas de alterações de impostos. A grande maioria atende a grupos econômicos. É uma colcha de retalhos e interesses que levará a nada.
Contra os golpistas
Combater o drama de aposentados que tiveram seus contracheques aviltados por descontos de parcelas de empréstimos bancários não contraídos. É assunto que a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, da Assembleia Legislativa, assumiu como prioridade. Começou com audiência pública, terça-feira, e não vai mais parar. Proposta da deputada Patrícia Alba que obteve total apoio do presidente da Comissão, deputado Elton Weber.
Haja fôlego
O recesso nos Legislativos começará na próxima segunda-feira e se estenderá por duas semanas. Período em que a maioria dos parlamentares fará roteiros sem parar pelo Interior do Estado. Para muitos, o expediente, envolvendo encontros, vai se encerrar às 23h. Depois, percorrerão longos trajetos dormindo e despertando na próxima cidade. Hotel, chuveiro, café da manhã e retomam a rotina incessante.
Jogo difícil
A Instituição Fiscal Independente do Senado classifica a situação da inflação brasileira como “preocupante” e lembra que ela pode provocar aumento na taxa de juros, o que teria influência direta sobre a gestão da dívida pública. Atualmente, a taxa Selic está em 4,25% ao ano.
Sem limite
O Fundo Eleitoral, financiador de campanhas de partidos políticos, tem custado 2 bilhões aos cofres públicos. Agora, o Congresso projeta aumentar para 5 bilhões e 700 milhões de reais. É a pretendida festa com dinheiro recolhido por meio de impostos. Uma minoria de parlamentares, que está envergonhada, tentará impedir.
Perdas irreversíveis
O site custaquantoobrasil.com.br apontava 335 bilhões e 985 milhões de reais ontem à tarde. O registro começou a ser feito a 1º de janeiro deste ano e corresponde ao total sonegado de tributos. O placar eletrônico faz parte de campanha do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional com apoio do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
Vão acelerar
Mesmo após a agenda ter sido cancelada em Manaus, apoiadores realizarão a motociata em apoio ao presidente Bolsonaro, amanhã, como estava prevista há 10 dias.
Decisão equivocada
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou, esta semana, proposta que obriga as empresas de ônibus interestaduais a instalarem um visor digital para os passageiros acompanharem a velocidade do veículo no trânsito. Muitos motoristas excedem. A alegação foi de que já existe o tacógrafo, mas para conferência depois que o acidente ocorreu…
Voo próprio
Pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano em 35 países pela OnePool ouviu 25 mil pessoas com idades entre 18 e 40 anos, incluindo 500 brasileiros. Apontou que 74% sonham em ser empreendedores, sendo que 16% já possuem algum tipo de negócio. No Brasil, 64% afirmam interesse em empreender e os principais motivos são a complementação de renda e a oportunidade de mudança na carreira profissional.
Malas quase prontas
Gaúchos que apreciam o réveillon da Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, animam-se e fazem reservas em hotéis. Confiam no otimismo de autoridades da Prefeitura, que pretendem liberar a festa, mas buscando evitar aglomerações. Será difícil cumprir.
Censurado
Cuba Libre é o nome de um famoso coquetel. Mistura rum, limão fatiado, gelo, refrigerante de cola e uma folha de hortelã para decorar.
A pedido de simpatizantes da esquerda, foi temporariamente retirado do cardápio de bares em que se reúnem. Consideram provocação pedir Cuba Libre em voz alta.
Quem tem a maioria
A China enviará 431 atletas, incluindo 24 campeões olímpicos, para os Jogos de Tóquio. São 298 mulheres e 133 homens.