A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que verifica o reajuste nos preços para as famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, subiu 0,96% em julho. Representa o maior resultado para o mês desde 2002, quando atingiu 1,19%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

       Assustam

       Em 2021, o IPCA acumula alta de 4,76%. Em 12 meses, 8,99%, a maior taxa desde maio de 2016, quando o índice foi a 9,32% na contagem de 12 meses.

       Fórmulas frustradas

       De 1940 a 1994, os governos utilizaram vários mecanismos pífios para conter a inflação: 1) controle e congelamento de preços e salários; 2) fiscalização de órgãos dos quais são lembradas apenas as siglas: Cofap, Sunab, Conep, CIP, Seap, DAP; 3) sanções como multas, interdição do estabelecimento, desapropriação, prisão, corte de crédito.

       O único efeito que conseguiram: represar  os preços por curtíssimo período para vê-los explodir, logo adiante, com ágio, câmbio paralelo e desabastecimento.

Antes que seja tarde

       Os autores do Plano Real, que garantiram a tão esperada estabilidade de preços a partir de 1995, são brasileiros e têm residência fixa. Deveriam ser convidados para opinar sobre os rumos da inflação que assusta hoje os brasileiros. Basta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, mostrar um pouco de humildade.

       Sem outra saída

A oposição no Senado e na Câmara dos Deputados terá de votar a favor do projeto do  presidente Jair Bolsonaro, que concederá aumento de, no mínimo, 50% no valor médio do Bolsa Família. Atualmente é de R$ 189,00.

        Nova sede

Após o incêndio em seu prédio, ocorrido a 14 de julho, a Secretaria da Segurança Pública do Estado vai se transferir para o Centro de Treinamento da Procergs, no bairro Tristeza, Porto Alegre. Localizado junto ao Lago Guaíba, serviu como gabinete de transição de vários governadores eleitos, antes de assumirem no Palácio Piratini.

       Recebeu craques

       Até passar à Procergs, foi Centro de Treinamento do Banrisul. Em 1969, tornou-se a primeira concentração da seleção brasileira de futebol, comandada por João Saldanha, reunindo Gerson, Rivelino, Tostão, Pelé e outros craques, que se preparavam para as Eliminatórias. Em 1970, conquistou o tricampeonato mundial de futebol, tendo Zagalo como técnico.

       Serve como exemplo

O prefeito Sebastião Melo lançou, segunda-feira, o Projeto de Revitalização do Centro de Porto Alegre. A área é o cartão postal da cidade e há muitos anos vem se deteriorando. Prevê atuação em questões como segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para movimentar o turismo e a cultura local.

       Grande comemoração

A Comissão Gaúcha de Folclore promoverá, de 16 a 22 deste mês, o Circuito Folclórico Festejando Saberes & Fazeres de Nossa Gente. A maratona de cultura popular terá a participação de 35 municípios e 200 atividades em diversos horários, e poderá ser acessada durante a semana na página da Comissão no Facebook, ou nos sites das prefeituras envolvidas.

O que há de genuíno

O evento se vincula ao Dia Internacional do Folclore, comemorado a 22 de agosto em todo o mundo, com o objetivo de valorizar e homenagear as tradições, histórias, músicas, os personagens e hábitos que compõem o folclore de cada país. A abertura oficial se realizará de forma virtual na página da Comissão, dia 16 deste mês, às 20h. Cada município participante  apresentará sua cultura popular, como  artesanato, gastronomia típica, costumes,  lendas e causos. Haverá contação de histórias, filmes, danças e manifestações artísticas.

A Comissão Gaúcha do Folclore, criada em 1948 pelo professor e historiador Dante de Laytano, pesquisa e preserva o folclore em nosso Estado. O atual presidente é o jornalista Rogério Bastos.

Em defesa da maioria

Decisão do Conselho Monetário Nacional permitiu aos bancos cobrar o cheque especial, mesmo que não seja utilizado pelo cliente. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, ontem, projeto de lei complementar para derrubar o abuso.

Compartilhe essa notícia: