Nos últimos 12 meses, o litro da gasolina aumentou 42,72% nas bombas, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve como um dos medidores da inflação. Até outubro, o etanol teve alta de 67,41% no acumulado de 12 meses, enquanto o gás veicular subiu 39,58% e o óleo diesel elevou-se em 41,34%. Também o botijão de gás ficou 37,86% mais caro.

       Diante do cenário, o presidente Jair Bolsonaro critica a política de preços da Petrobras. Na contramão, reage o conhecido time do quanto pior, melhor. Acha que a autonomia da estatal fica acima de tudo e o que os consumidores deem um jeito.

 

Ressurgimento

       O Ministério da Infraestrutura acaba de anunciar que o Programa Pro Trilhos tem 36 pedidos de empresas privadas para construção e operação de novas ferrovias no País, mediante outorga e com investimentos de R$ 150 bilhões. Os recursos permitirão estender 11 mil quilômetros de trilhos, cortando 14 estados e incluindo o Rio Grande do Sul.

 

Expectativa

       Termina hoje a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, que determina a taxa de juros. Especialistas preveem aumento para 9,25%.

Reconhecimento merecido

       O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu, segunda-feira, a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia, proposta pelo deputado Tiago Duarte. Fundado a 20 de maio de 1931, é desde a década de 1990 o maior Sindicato da categoria na América Latina com 15 mil associados. O presidente Marcelo Matias declarou que “é em nome da categoria que nós trabalhamos sete dias por semana, de domingo a domingo, 365 dias por ano nos últimos três anos.” No pronunciamento, lembrou que “vários de nossos colegas faleceram durante a pandemia.”

Negligência

       A Proposta de Emenda Constitucional da prisão em segunda instância foi aprovada há dois anos na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A fase seguinte seria a análise pela Comissão Especial. Nos labirintos, os documentos se perderam e não há jeito de achar.

Mais uma folga

       A sessão deliberativa do Congresso Nacional, agendada para ontem, foi cancelada. Comunicado feito pelo presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco. Sabe-se como é: final de ano, muitas festas… Tudo isso cansa.

Há zonas obscuras

       O placar eletrônico impostômetro.com.br alcançou ontem R$ 2 trilhões de 400 bilhões. Valor arrecadado dos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano e que entrou nos cofres públicos. Fiscalizar a aplicação com transparência de todo o dinheiro ainda é um obstáculo.

Não é aconselhável

       Um grupo de deputados estaduais protocolou ontem projeto que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, proibida há 12 anos. Com as torcidas cada vez mais exaltadas, será uma bola fora, caso a Assembleia Legislativa aprove.

Fila na porta

       Daniel Webster foi secretário de Estado norte-americano entre 1841 a 1843 e de 1850 a 1852. Uma de suas funções era receber pedidos de correligionários que pretendiam obter vagas e outros privilégios. Na maioria das vezes, era forçado a atender. Ao final da convivência na Casa Branca, fez uma declaração que entrou para a História: “No topo, sempre há um lugar.”

O vírus se espalhou pelo mundo.

Possível

       Era um sonho. Começa a se tornar realidade. Há 444 ônibus movidos a células de hidrogênio em operação em Zhangjiakou, China, cobrindo nove linhas na cidade. Os veículos percorreram mais de 21 milhões de quilômetros e transportaram mais de 62 milhões de passageiros. Significa poluição zero.

Há 30 anos

       A 8 de dezembro de 1991, Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia, as três repúblicas mais importantes da União Soviética (URSS), selaram a independência. Reuniam 70 por cento da população e eram responsáveis pela maioria esmagadora da produção agrícola e industrial da URSS. Em comunicado conjunto, os presidentes dos três países trataram o antigo bloco como um cadáver: “Como sujeito de direito internacional e realidade sociopolítica, deixou de existir.”

Compartilhe essa notícia: