O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, costuma declarar que sofre quando precisa informar a alta de preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha. O que dirão os consumidores na planície que precisam desembolsar em meio à espiral sem fim…

 

Haja bolso!

Marechal Thaumaturgo é um  município do Estado do Acre. Tem 18 mil habitantes e fica na fronteira com o Peru. O preço da gasolina é o mais alto do país:  R$ 9,50 o litro. Os que vão aos postos de abastecimento devem chorar.

 

Em alta

A elevação da taxa básica de juros não impediu que o mercado financeiro continue apostando numa taxa de inflação de dois dígitos. Pela 30ª vez consecutiva, a estimativa da inflação oficial no país foi de alta, alcançando 9,17%.

A projeção é do boletim Focus, do Banco Central, divulgado ontem. O documento reúne previsões de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

 

Avanço

Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de reconhecer como forma de racismo o crime de injúria por discriminação, tornando-se inafiançável e imprescritível. Vitória que reafirma a vocação brasileira de integração, respeito e entendimento.

 

Dois movimentos

1º) Ministros do STF ameaçam com punição rigorosa os candidatos que usarem redes sociais para a emissão de notícias falsas durante a próxima campanha eleitoral.

2º) Candidatos tratam de abrir endereços distantes para dispararem mensagens. Alguns já escolheram: Repúblicas de Kiribati e de Nauru (no meio do Oceano Pacífico), Vanatu (estado soberano da Melanésia) e Tuvalu, na Oceania, entre outros.

 

Nada mais

Estados Unidos, Canadá e a costa latino-americana do Oceano Atlântico estão entre as regiões mais expostas aos efeitos do aquecimento global. Quando os presidentes das potências mundiais se reúnem para tratar do assunto, como ocorre agora, deixam-se fotografar sorridentes, brindam com champanhe e dão tapinhas nas costas. Voltam a seus países achando que fizeram muito pela preservação do meio ambiente.

 

Não custa lembrar

Na era das informações instantâneas, torna-se necessário conferir se as fontes são verdadeiras e consistentes, antes de compartilhar. Sobretudo na fase de pandemia. Caso citem especialistas, pesquisar se existem. Muitas vezes, as fontes e os órgãos vinculados são obras de ficção.

 

Antes tarde do que nunca

Desde ontem e até o dia 30 deste mês, pessoas físicas com dívidas em atraso poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A promoção é da Federação Brasileira dos Bancos, do Banco Central e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Os interessados devem fazer o registro no site consumidor.gov.br, criado pela Senacon e com a adesão de mais de 160 instituições financeiras.

 

Fase do jeitinho

O ponto de partida dos credores na negociação, diante do que consideravam perdido, é a pergunta: quanto tens? O que conseguem receber vira lucro.

 

Promete e cumpre

A fila de clientes do escritório de advocacia de Cristiano Zanin Martins não para de aumentar. Na primeira página do site, anuncia seus atributos: Agilidade, Comprometimento e Eficiência.

Depois de garantir a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, ninguém pode duvidar.

 

Direito de ir e vir

O Ministério da Infraestrutura informou, ontem à tarde, que não houve registro de ocorrência de bloqueio parcial ou total em rodovias federais ou pontos logísticos estratégicos devido à mobilização dos caminhoneiros.

O que ocorreu durante a madrugada, no acesso ao porto de Santos, foi atribuído a criminosos que lançaram pedras em veículos, pretendendo assaltá-los. A Polícia Rodoviária Federal assegurou o livre trânsito.

 

Objetivo: diminuir riscos

A Gol tem razão: não pode admitir que os passageiros sejam atendidos por tripulantes que se negam a receber a vacina contra Covid-19. Funcionários que se sentem molestados no direito de escolha devem entender o conceito de saúde pública.

Compartilhe essa notícia: