Se não pensassem apenas no dinheiro das campanhas eleitorais, os partidos políticos estabeleceriam um pacto: os governadores eleitos se empenharão para deslocar o eixo do poder. Significaria a busca de autonomia e menor dependência de Brasília, onde os Estados vão buscar favores com chapéu na mão. É uma situação humilhante que se consagrou desde o tempo do Império. As poucas tentativas de mudar não tiveram unanimidade.

Monólogo

A Petrobras publicou dois vídeos em sua página na internet, justificando os aumentos. Conforme a estatal, foram necessários para manter o fornecimento por todas as empresas, mitigando riscos de desabastecimento.

Imaginava-se que o Brasil tivesse reservas suficientes nas plataformas marítimas para jamais pensar em falta.

 Palavras escolhidas

Alega ainda a Petrobras que “o lucro recorde em 2021 pode parecer alto, mas na verdade não é”. Segundo a empresa, “é compatível com o tamanho dos investimentos”. A estatal fechou o ano passado com um lucro inédito de R$ 106,7 bilhões. Segue: “Você imagina o quanto é necessário de investimentos para produzir o combustível que chega até você. É um investimento bilionário”, diz.”

Evidencia-se a ginástica de argumentos para atender aos interesses dos grandes acionistas.

Jogo de forças

Falta responder: existe alguma chance de a estatal reduzir os lucros e socorrer os consumidores? Afinal, a Petrobras é nossa?

Em cadeia

A alta de 18,8% no preço da gasolina provoca procura para a instalação do GNV (Gás Natural Veicular) nos veículos. Os interessados pesquisam e constatam que os valores dos equipamentos também sobem.

Há 35 anos

A 15 de março de 1987, o PMDB assumiu o poder em 22 dos 23 Estados. A exceção foi Sergipe, onde o PFL venceu. No Rio Grande do Sul, Pedro Simon tomou posse, após ter obtido 41,6% dos votos a 15 de novembro de 1986.

Fora do roteiro

A expectativa é de que o Banco Central dos Estados Unidos subirá em 0,25% a taxa de juros amanhã. Há um mês, o aumento do preço do dinheiro era visto como medida oportuna para conter a inflação, sempre baixa, que chegou a 7,9% em fevereiro. Com o começo da guerra no Leste europeu, a taxa anual deverá atingir 9%.

Usou bom senso

O presidente Ronald Reagan, que governou os Estados Unidos entre 1981 a 1989, ao enfrentar a Guerra Fria, declarou: “Uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada. O único valor nas duas nações que possuem armas nucleares é garantir que elas nunca sejam usadas. Mas, então, não seria melhor eliminá-las completamente?”

Tentativa vem de longe

Com a participação de representantes de 18 países, foi concluída a 15 de março de 1962, em Genebra, a Conferência sobre Desarmamento. A intenção era a assinatura de acordo de proscrição de armas nucleares e a criação de controle internacional. A Rússia opôs obstáculos ao alegar que os norte-americanos fariam espionagem, o que não permitiu levar adiante o propósito.

Compartilhe essa notícia: