O placar eletrônico impostometro.com.br atingiu R$ 900 bilhões às 19h18 desta quarta-feira. O valor corresponde ao total arrecadado em tributos pelos governos federal, estaduais e municipais desde 1º de janeiro deste ano. O painel físico do Impostômetro se localiza na Rua Boa Vista, 51, Centro Histórico da capital paulista, e é mantido pela Associação Comercial de São Paulo.

O que precisa mudar

A arrecadação de impostos é uma circunstância visível e indispensável em qualquer país civilizado para permitir a prestação dos serviços públicos. A aplicação do dinheiro, porém, tem pouca transparência. Os números ficam contidos em peças orçamentárias para entendimento apenas dos tecnocratas. Não deixa de ser uma forma de preservar o poder. A população não tem acesso.

Deu no site

André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, usou o Twitter para explicar o seu voto a favor da condenação de Daniel Silveira,  deputado federal e que tem linha direta com o Palácio do Planalto.

Ministro explicar voto pelo Twitter? É caso inédito e enriquece a série Coisas Nossas, Muito Nossas.

Mais um capítulo

Após o STF condenar o deputado Silveira a oito anos e nove meses de prisão, parlamentares governistas se mobilizam para aprovar um projeto de lei que possa lhe conceder anistia. Em discussão, a autonomia dos poderes.

Estão se reconciliando

Comentário do colunista Carlos Lindenberg, publicado a 19 de outubro de 2006 no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte:

“Ontem, em debate na OAB, a que Lula não foi, certamente por achar o local pouco receptivo à sua candidatura, Geraldo Alckmin praticamente jogou a toalha ao afirmar que o novo governo de seu adversário acabará antes de começar. O ministro Tarso Genro não deixou por menos e comparou Alckmin ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet, conhecido por não respeitar a voz das urnas e por ter derrubado o ex-presidente Salvador Allende, na década de 70. Por aí se vê o tamanho do conflito.”

É de se lamentar

Trecho de artigo do jornalista e advogado Paulo Saab: “Houve um tempo, e não vai longe, em que se dizia que no Brasil a pessoa era otimista ou mal informada. Atualmente, pode-se dizer que tanto faz. A manipulação sobre as informações e a criação de notícias falsas (fake news) são tão intensas que a realidade dos fatos (e estes importam) parece algo distante.”

Vai se tornar mais frequente com o começo da campanha eleitoral. Laboratórios serão montados para funcionar e desvirtuar fatos durante 24 horas.

Notícias do front

1) Não há unanimidade: o presidente da petrolífera russa Lukoil, que criticou a intervenção do Kremlin na Ucrânia, renuncia. Vagit Alekpérov, um dos homens mais ricos do mundo, era a favor de uma rápida cessação do conflito armado.

2) Ódio sem limites: Rússia faz ameaça velada à Finlândia e à Suécia.

3)  Os que resistem em Mariupol não conseguem recarregar o telefone celular, cozinham nas ruas e têm dificuldades para encontrar água potável.

4)  Fuga da realidade trágica da Europa: o Tribunal de Justiça da ONU decide que a Colômbia violou os direitos da Nicarágua no Mar do Caribe.

Avanço

Dados divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis mostram: o crescimento dos projetos de energia solar nos telhados e nas usinas de grande porte garantiu ao Brasil a quarta colocação no ranking mundial das nações que mais acrescentaram a fonte fotovoltaica na matriz elétrica em 2021.

Expostos ao golpe

Alguns dos mais de 90 mil alunos que tiraram zero na última prova de Redação do Enem estão propensos a aceitar oferta de matrícula da Fafifun (Faculdade de Filosofia de Fundo de Quintal), qu tem filiais por todo o país. O requisito: saber preencher boletos bancários. O conselho de bons professores é que voltem aos livros e aprendam para um futuro melhor.

Compartilhe essa notícia: