Luiz Inácio Lula da Silva, sem a unanimidade do PT, irá a novo encontro com Fernando Henrique Cardoso. Assunto de engenharia política: a construção de pontes. Poderia também se chamar reconstrução. Até 1993, os dois estiveram juntos em portas de fábricas, passeatas e comícios.

       Pioneira

A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, assumiu esta semana o comando da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A entidade é formada por 32 bancos de desenvolvimento, agências de fomento e cooperativas de crédito de todas as regiões do país. Jeanette está à frente do Badesul desde 2018 e se torna a primeira mulher a presidir a instituição em 52 anos. Graduada em Ciências Sociais e especialista em Gestão Técnica Urbana, tem Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS.

       Combate ao crime

A reunião coordenada pelo deputado estadual Issur Koch, esta semana, contou com várias lideranças para tratar do grave problema dos ataques a pedradas contra automóveis e ônibus entre os quilômetros 94 e 96 da freeway. Já foram mais de 20. Quem chega ou sai de Porto Alegre enfrenta riscos. A 20 de junho do ano passado, ocorreu uma morte.

       Todo o empenho

O que chamou a atenção: a Polícia Rodoviária Federal executou 11 prisões de apedrejadores. Acabaram beneficiados pelo prende e solta. Feito o registro, foram liberados e voltaram ao local dos crimes. Todos os participantes do encontro garantiram que não descansarão enquanto não houver a limpeza da área e a segurança dos que utilizam a rodovia.

       Não tem jeito

A previsão era de que a reforma do ensino médio começaria este ano com a flexibilização da grade curricular, a educação profissional e o regime de tempo integral. A análise na Câmara dos Deputados retardou, como ocorre frequentemente. Novo projeto de lei foi protocolado, adiando a vigência para 2024. No atual sistema, parte considerável dos alunos demonstra pouco interesse nas aulas e não se habilitam para uma atividade remunerada. O país terá de esperar que melhore a disposição dos parlamentares para o trabalho.

      O que é prioritário

Não faltou tempo na Câmara dos Deputados para aprovar projeto que agora será votado no Senado. Regulamenta a profissão de executivo de futebol e as relações de trabalho com os clubes. Estabelece a exigência de conclusão em curso de formação em gestão ou de formação de executivo. Suas Excelências vão garantir algum espaço no noticiário e preciosos votos…

      Fora das quatro linhas

O PSDB do Rio de Janeiro já tem uma locomotiva para puxar votos: Joel Santana, treinador de futebol e conhecido pelo uso da língua inglesa ao estilo macarrônico. Algumas de suas frases famosas: “You tá de brinquêichion uite me, cara?” Outra: My equipe prey veri náici.” Mais uma: “Tu time prei veri gudi! From birráind, from de léfiti, de ráiti.” Ele se diverte com tudo isso. Agora, resolveu calçar as chuteiras da política e concorrerá à Câmara dos Deputados. Apoios não faltarão: foi campeão pelos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro.

       Reconhecimento das torcidas

No Rio Grande do Sul, ex-jogadores de Grêmio e Internacional também se elegeram para vários cargos: Larry Pinto de Faria, João Severiano, Elton Fensterseifer, Paulo Lumumba, Valdomiro Vaz Franco, Tarcísio Flecha Negra, Washington Coração Valente, Dinho, Mazaropi, Jardel, Danrlei de Deus,  entre outros.

      Há 80 anos

A 28 de janeiro de 1942, os jornais noticiaram: “Na reunião de Chanceleres do Continente, realizada durante dez dias no Rio de Janeiro para tratar dos rumos da Segunda Guerra Mundial, o Brasil rompeu as relações diplomáticas com os países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão).”

       Rejeição à guerra

O anúncio foi feito durante discurso do ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha. Um trecho: “Não acreditamos que a guerra seja elemento de civilização ou de evolução. Não acreditamos que a guerra seja capaz de assegurar a felicidade dos povos. Nosso progresso não se processou com o espírito dominado pela obsessão da guerra. Cumprimos nosso dever nesta hora solene para a ordem dos povos. Assumimos responsabilidades que nos cabem nos destinos universais.”

Compartilhe essa notícia: