Filmes de ação ainda se mantém entre os que mais vendem na indústria cinematográfica. Entretanto, sua fabricação em massa pode causar um efeito desagradável: o de se tornar genérico.
Poucos são os que conseguiram sobressair no gênero na última década. Os que fizeram, se tornaram referência, não só pelo processo dinâmico, recheado de cenas explosivas nas telonas, mas sim ao sobressair em outros aspectos, como a franquia John Wick, por exemplo. No caso de Alerta Máximo, o diretor Jean-François Richet sabe disso e explora uma sensação principal durante todo o longa: a tensão.
Não estamos diante de um clássico, mas o filme também não é esquecível. As cenas de ação são bem feitas, com destaque para a sequência inical, onde acontece a queda do avião. Gerald Butler comanda não só a aeronave como o piloto Brodie Torrance, mas também boa parte da trama de Alerta Máximo através das camadas de seu caricato personagem, desde o drama com sua filha até a responsabilidade para com seus passageiros.
Contudo, as demais atuações não convencem tanto quanto Butler. E essa responsabilidade somo ao roteiro Charles Cumming e J.P. Davis, que além do piloto cria espaço para apenas mais um personagem, o prisioneiro em transporte Louis Gaspare, interpretado por Mike Colter. Em sua zona de conforto, o ator consegue entregar a representação que o enredo precisava, mas não inova. Não há muitas diferenças estre Gaspare e Luke Cage, seu papel de maior destaque na indústria do cinema.
Apesar do que foi comercializado nos trailers, a trama principal do longa acontece já fora do avião, quando os sobreviventes do voo da Trailblazer Airlines faz um pouso forçado em uma ilha tomada por militantes terroristas tendo seus passageiros feitos reféns. Com inspirações notórias em Lost, vemos alianças improváveis para derrotar o inimigo e salvar as vítimas.
Muitas vezes, principalmente nas cenas de luta, se percebe uma vibe de jogo de guerra ou espionagem, estando o protagonista em menor número e tendo que lidar com adversários em sua frente, até chegar ao “chefão”.
Sem muitas surpresas, o filme segue uma trama previsível. Contudo, o expectador se pega torcendo para que estes sejam os acontecimentos, pois é uma história que prende atenção através da tensão criada em sua cronologia. Com certeza a tradução brasileira acertou em cheio com o nome: Alerta Máximo.
Nota: ⭐⭐⭐
Por: Juan Molina