Foto: Divulgação/Wizard

O dia das bruxas vem chegando, e com ele a vontade de se atirar no sofá para assistir um belo filme de terror. Ou, por que não, aquela trasheira que só quem curte um bom horror sabe do que estamos falando. Pensando nisso, a RDCTV bolou uma lista com dez filmes de terror para curtir o dia, seja acompanhado, ou sozinho para passar medo. 

Foto: Divulgação/ Hammer

1 – O cão dos Baskervilles (1959)

O que acontece quando um dos maiores autores ingleses da história é adaptado pelo maior estúdio de terror da Inglaterra? A resposta é muito simples, um dos melhores filmes relacionados ao maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes. Em 1959 o estúdio Hammer, a casa dos filmes de horror no Reino Unido, fez a sua própria interpretação do clássico livro de Arthur Conan Doyle. Com Peter Cushing na pele de Sherlock e o grande Christopher Lee fazendo parte do elenco, o filme é até hoje considerado a melhor adaptação do personagem para o cinema.

Na trama, um mal demoníaco esconde-se num manto de névoa nos pântanos que povoam as lendas inglesas. Na forma de um cão infernal, ele alimenta-se da carne dos herdeiros do Palácio dos Baskervilles. Mas antes desta besta selvagem poder ferrar os dentes no novo dono da mansão, tem que colocar as suas malévolas mandíbulas no astuto intelecto do mais poderoso inimigo que alguma vez encontrou, Sherlock Holmes.

O filme está disponível na OldFlix

Foto: Divulgação/New Line Cinema

2 –  À beira da loucura (1994)

Na nossa lista não poderia faltar um dos diretores mais originais e autênticos na hora de fazer filmes de terror. John Carpenter ficou mundialmente conhecido por ter trazido ao mundo aquele que é considerado o primeiro slasher do cinema. Porém, nos anos 90 ele trouxe outra obra que merece destaque, “À beira da loucura”.

O investigador John Trent é contratado para achar Sutter Cane, um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho.

O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Foto: Divulgação/ Sony Pictures Home Entertainment

3 – 30 dias na noite (2007)

Uma lista de Halloween sem um filme de vampiro não pode ser considerada uma lista, não é mesmo. Em 2002 Steve Niles lançou uma das melhores obras relacionada ao chupa cabra da Transilvânia, “30 dias na noite”. Não demorou muito para que em 2007 o diretor David Slade trouxesse às telonas a adaptação da graphic novel.

Tudo começa em Barrow, Alasca. Durante os 30 dias do inverno local a cidade fica na mais completa escuridão. Neste período boa parte dos moradores viaja rumo ao sul, mas neste ano a cidade recebeu a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretendem se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais. Para combatê-los um pequeno grupo é reunido, liderado pelo xerife Eben Oleson e por sua ex-esposa Stella.

O filme está disponível na Netflix

Foto: Divulgação/Produzioni Atlas Consorziate

4 – Suspiria (1977)

Bruxas também fazem parte do Halloween, e um filme com essa temática merece entrar na lista, ainda mais a maior obra do diretor italiano, Dario Argento. “Suspiria” foi lançado em 1977 e além de uma história assustadora envolvendo bruxas, o filme se destaca pela sua edição, principalmente as diferentes cores utilizadas por Argento, que dá ao filme um tom quase surrealista.

Susan é uma jovem americana que viaja para a Europa, mais precisamente Berlim, Alemanha, para estudar numa prestigiada escola de Balé. Desde o primeiro dia, porém, ela começa a se assustar com estranhas situações que ocorrem no local que a fazem desconfiar do corpo docente da instituição.

O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Foto: Divulgação/ London

5 – O homem de palha (1973)

Christopher Lee é um dos grandes atores da história do cinema, tendo se aventurado pelos mais diversificados gêneros. Em 1973 ele atuou em uma obra que anos mais tarde foi usada de referência por um famoso diretor que atualmente é conhecido pelos filmes de terror, Ary Aster. Em “Midsommar”, Aster trabalha com ritual pagao, algo que causa desconforto conforme o filme avança.

Porém, muitos anos antes, o diretor Robin Hardy trouxe ao público o que viria a se tornar um dos grandes clássicos do terror psicológico de todos os tempos, “O homem de palha”. Na trama o policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. 

Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, que vai contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.

O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Foto: Divulgação/Dimension Films

6 – Pânico (1996)

Depois de ter criado um dos personagens mais icônicos do horror nos anos 80, Freddy Krueger. O diretor Wes Craven revolucionou os filmes de terror na década de 90 com a criação do personagem Ghostface no filme “Pânico”. Trabalhando com a metalinguagem, o personagem e a série de filmes foi um grande sucesso e se mantém relevante até os dias de hoje tendo lançado recentemente o sexto filme da franquia.

Sidney Prescott começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o assassinato da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

O filme está disponível na HBO Max

Foto: Divulgação/ LionsGate

7 – Halloween (1978)

O já mencionado diretor John Carpenter, lançou em 1978 o que para muitos é o pontapé inicial do slasher no cinema. “Halloween” apresentou todas as características que seriam seguidas na cartilha dos filmes de assassinos. Personagem silencioso, quase imortal e que não precisa correr para alcançar as vítimas.

Michael Myers, é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal, para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

O filme está disponível na Paramount Plus

Foto: Divulgação/A2

8 – Terrifier (2016)

O personagem Art the Clown é o mais novo assassino que caiu na graça do grande público fã de filmes de terror. Cômico e com um visual original, Art se destaca pelas mortes exageradas e pelo gore carregado nos seus filmes. É nitidamente mais um dos assassinos que será lembrado ao longo dos anos pelas pessoas.

Na história temos um palhaço maníaco chamado Art, aterroriza três jovens na noite de Halloween e todo mundo que está em seu caminho. O filme é baseado em um curta de mesmo nome lançado em 2011 e é um spin-off de “All Hallows Eve” de 2013 do mesmo diretor e trazendo de novo no elenco a atriz Katie Maguire.

O filme está disponível no Amazon Prime Vídeo

Foto: Divulgação/Bryanston Pictures

9 – O massacre da serra elétrica (1974)

Um dos grandes clássicos do horror de todos os tempos, uma obra atemporal e referência para todos os diretores que buscam trabalhar com o gênero. Em 1974, Tobe Hooper mostrou para o mundo como criar um assassino brutal com uma família de apoio totalmente louca.

No caminho para visitar o túmulo de seu avô que aparentemente foi profanado ritualisticamente, cinco adolescentes passam por um matadouro, pegam e largam rapidamente um sinistro caroneiro, comem uma deliciosa carne caseira em um posto de gasolina à beira da estrada, antes de terminarem na antiga casa da família, onde eles mergulham em um pesadelo sem fim quando conhecem uma família de canibais que mais do que compensam em ferramentas elétricas o que lhes falta em habilidades sociais.

O filme está disponível para aluguel no YouTube

Foto: Divulgação/Paramount Pictures

10 – Psicose (1960)

Um dos grandes diretores da história do cinema não poderia faltar na nossa lista. Alfred Hitchcock ficou famoso por inúmeros filmes, mas foi o suspense que o fez ser cultuado mundialmente. Em 1960 foi lançado “Psicose”, que possui um dos finais mais impactantes e diferentes do que era produzido naquela época.

Na trama, Marion Crane rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.

O filme está disponível no Telecine

Assim terminamos a nossa lista, esperamos que tenham gostado. Se preparem, se cubram, peguem a pipoca e apaguem todas as luzes. Bom filme!

Compartilhe essa notícia: