Foto: Diego Lopes/ Feira do Livro

A escritora Noemi Jaffe e o autor norueguês Geir Gulliksen foram os destaques na programação da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre deste sábado (5). A autora Noemi, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com a obra “Lili: Novela de um Luto”, falou sobre o tema “elaboração dos afetos: uma escrita singular e plural”. Já o autor de “História de um Casamento”, o norueguês Geier Glulliksen, abordou relacionamentos e amor, com o tema: “Quanto do que pensamos ser amor é apenas projeção?”

Em “A elaboração de afetos: uma escrita singular e plural”, Noemi teve uma conversa mediada pela escritora Paula Taitelbaum, no auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, onde falou sobre o processo de escrita. Na obra “Lili: Novela de um Luto”, a escritora aborda a perda da mãe. “Lili foi escrito em uma semana. Escrevi sem a noção de que se tornaria um livro. Foi uma obra elaborada com urgência, movida por um desejo de que a dor não acabasse para não esquecer da minha mãe”, conta, emocionada. No entanto, à medida que evolui no processo de criação, ela percebeu que a dor ia diminuindo. “Lili ajudou no meu processo de luto”, revelou.

Noemi, conhecida como “a dama da literatura” também comentou sobre o livro “O que ela sussurra”, que apesar de ser ficcional, é baseado em fatos reais e levou dois anos de pesquisa, em entrevistas com pessoas que conviveram com a personagem que inspirou a obra: “de tanto que me envolvi com a personagem, eu me coloquei no lugar dela.” Ao falar sobre seu processo de escrita, revelou: “A reconstituição da memória pessoal, especialmente quando é trágica, é muito fundamental para compreensão do presente. Eu acho que eu sou uma memória ambulante.” Por fim, deu um recado aos leitores: “O maior inimigo da escrita é o lugar comum e o lugar comum é resultado da ausência de tempo.”

Outra atração foi o autor norueguês Geir Gulliksen, que esteve ao lado da escritora Cris Lisbôa. O autor falou na atividade: “Quanto do que pensamos ser amor é apenas projeção?”, realizada no auditório Barbosa Lessa do espaço Força e Luz, revelando que sua obra não é autobiográfica. “Não quero ficar atrás do meu eu. A obra deve conter parte da vida do autor, mas de uma forma livre. É aí que começa a literatura, criar algo que não seja verdade apenas para você, mas para todos”, constatou. Disse ainda não ser contra autobiografias, mas que não consegue escrever sobre si e revela: “Escrever é sobre fragilidade. É usar a sua fragilidade para escrever qualquer coisa que seja verdade.”

A Feira do Livro contou também com as presenças dos embaixadores de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e da Noruega, Odd Magne Ruud, que participaram de encontro no Memorial do Rio Grande do Sul e também fizeram uma visita guiada pelo evento.

Monja Coen lotou a Praça da Alfândeja na última sexta (4)

Foto: Diego Lopes/Feira do Livro

A espiritualidade foi destaque na tarde de ontem (4). Em um Teatro Carlos Urbim lotado, Monja Coen refletiu sobre a importância de aproveitar os momentos duros para empreendermos mudanças positivas e decisivas em nossas vidas. “Que semente você está regando? Que causas e condições nós criamos com nossas falas, gestos, pensamentos e atitudes?”, questionou na atração: “Como viver o presente a partir de princípios zen”.

Além dela, o dia foi marcado pelas discussões em torno da literatura indígena, com a presença de autores como Daniel Mundukuru, Auritha Tabajara e Olívio Jejupé,

Lázaro é uma das atrações da feira neste domingo

O ator terá sessão de autógrafos do livro Medida Provisória: Diário do Diretor e também participa de um painel mediado pelo autor Alê Garcia. O bate-papo está marcado para as 16h, no Teatro Carlos Urbim. A escritora Alejandra González e o ilustrador Daniel Kondo também terão um bate-papo com o público a partir das 14h, na Sala Moacyr Scliar. E às 15h, no auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, Luiz Coronel e Gilberto Schwartsmann falam sobre o tema A passagem do tempo.

A feira segue até o dia 15 de novembro com as suas tradicionais bancas de livros e com uma programação que conta com mais de mil atividades.

Compartilhe essa notícia: