A partir da próxima segunda-feira, (20/11), a Secretária da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual de Cultura, promove, os Encontros Setoriais de Cultura do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir o debate e a representatividade dos segmentos artísticos e culturais do Estado durante a 6ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorre em Porto Alegre no mês de janeiro.
Ao todo serão 13 reuniões em formato híbrido – entre 20 de novembro e 7 de dezembro, das 9h às 17h –, a serem realizadas de forma gratuita e em diferentes municípios. Os encontros ocorrem em Santa Maria, Caxias do Sul, Montenegro, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Canoas e Porto Alegre.
“As reuniões têm caráter mobilizador e propositivo, realizando de maneira descentralizada o debate acerca de demandas de cada setor. A meta é fortalecer conexões e diálogos sobre as políticas públicas, buscando o fortalecimento da cultura em todas as áreas”, ressalta o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben de Oliveira.
Os Encontros Setoriais são divididos por colegiados: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Diversidade Linguística; Memória e Patrimônio; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Museus; Música; Teatro; e a Política Estadual de Cultura Viva (política transversal).
Entre os objetivos estão: definir cinco prioridades setoriais, incluindo aquelas que constam nos respectivos Planos Setoriais de Cultura; elencar cinco prioridades na Política Estadual de Cultura Viva; e eleger delegados para os Encontros Setoriais na etapa nacional.
A participação presencial e on-line é aberta ao público, desde que a inscrição tenha sido feita de forma antecipada.
Conferência Estadual de Cultura
A 6ª Conferência Estadual de Cultura será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, no auditório do prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). O evento é promovido pela Sedac e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Cultura – conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Estado nas dimensões cidadã, econômica e estética.
A Conferência Estadual é precedida pelas Conferências Municipais ou Intermunicipais, Conferências Livres e Conferências Temáticas/Setoriais. A etapa final é marcada pela Conferência Nacional de Cultura, que chega em sua quarta edição e ocorre em Brasília, entre 4 e 8 de março do ano que vem.
O tema da Conferência Nacional é “Democracia e Direito à Cultura”. A finalidade é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, fortalecendo a democracia e garantindo os direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do país.